segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Preservação ambiental é tema da mostra no território ocupado



Com foco na preservação ambiental foi inaugurada na noite de quinta-feira (26/09) na Fundação de Cultura de MS na Galeria do Memorial da Cultura, a mostra “A Mata Atlântica é o Bicho” do artista grafiteiro Gejo o  Maldito.

A exposição itinerante “A Mata Atlântica é o Bicho” percorre o pais desde maio de 2013. Já foi exposta no espaço cultural Metrô Brás-SP e na 9º edição do Encontro Nacional pela Mata Atlântica. Depois de Campo Grande a exposição irá seguir para o Rio de Janeiro. Atualmente são oito telas grafitadas em exposição na Galeria do Memorial da Cultura. E as telas irão aumentando a cada exposição, uma vez que o artista não para de produzir novas peças. As exposições recebem o apoio do S.O.S Mata Atlântica.

Para Gejo o espaço da Galeria do Memorial da Cultura abre possibilidades para novos artistas “É importante para pessoas que não fazem parte da área acadêmica, existe muitos artistas para pouco espaço como esse”.analisa Gejo. É a segunda vez que o artista vem a Campo Grande, foi premiado no Salão de Arte de 2011.

Ao comentar sobre suas obras ele disse notar a reação das pessoas pelos diversos lugares que passa, “Cada lugar eu percebo um olhar diferente, como um adolescente, por exemplo, que tem muita curiosidade sobre o spray, e até mesmo outros artistas que me perguntam em qual faculdade me formei, e quando digo que sou autodidata, ficam surpresos” observa Gejo

A Cia. Semeando Encanto, de São Paulo, fez a abertura do evento com canções e  interação com o público com brinquedos feitos a partir de material reciclável. As letras das músicas são voltadas para o público infantil e refletem a preocupação com o consumo sustentável, a preservação das espécies em extinção, etc. “As composições partiram das próprias crianças na sala de aula e a gente desperta essa nova consciência, numa busca para cuidar do planeta” diz Fábio Brendolan, músico e arte educador.

O grupo gravou um CD em 2011 que pode ser baixado gratuitamente no site www.semeandoencanto.com.br. Já as obras do artista Gejo o Maldito podem ser vistas no facebook.com/gejone9370hq@gmail.com
O projeto Território Ocupado, da Fundação de Cultura, é uma vitrine tanto para os novos talentos como também para os artistas plásticos já consagrados de Mato Grosso do Sul possibilitando a troca de ideias e conceitos entre artistas de todo o país.
 
Serviço: “A Mata Atlântica é o Bicho” ficará exposta até o dia 18 de outubro, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, com entrada franca. O Memorial da Cultura e Cidadania está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Nenhum comentário: