sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jornalista do Correio do Estado ganham prêmio


Correio do Estado venceu duas categorias do Prêmio Detran de Jornalismo - Educação para o Trânsito. Na reportagem, o prêmio ficou com as matérias produzidas pela jornalista Milena Crestani, na série sobre trânsito, que foi divulgada em julho do ano passado. Na fotografia, a premiação foi para o repórter-fotográfico Álvaro Rezende.
A solenidade de premiação aconteceu na noite de ontem no Hotel Grand Park, na Avenida Afonso Pena, no encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito. O prêmio contou com as inscrições de 35 trabalhos, concorrendo em cinco categorias.
No Telejornalismo foi premiada Jacklin Andreucce, da TV Record MS; no Radiojornalismo Ana Carolina de Souza, da Rádio WebMS; no Webjornalismo o prêmio foi para Ricardo Campos Júnior, do Portal G1 MS e na categoria universitária foi premiada Cynthia Paludeto, do Jornal Laboratório Primeira Notícia. O vencedor de cada categoria recebeu um troféu e um Macbook Pro.
Foto: Antonio Mazeica
Álvaro Rezende recebe o prêmio na categoria fotografia
Durante a solenidade, o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, ressaltou que nem sempre é possível ver na imprensa notícias positivas sobre trânsito e que as reportagens podem auxiliar com sugestões e servir como um retorno sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido.
Reportagem
Em julho do ano passado, o Correio do Estado publicou uma série com 25 reportagens, retratando a “guerra no trânsito” de Campo Grande, assinadas também pelo jornalista Montezuma Cruz. O objetivo das matérias foi fomentar o debate sobre as imprudências cometidas no trânsito, que resultam na maioria dos acidentes. No ano passado, de janeiro a julho, quando a série começou a ser produzida, 51 pessoas já tinham perdido a vida no trânsito da Capital. Neste ano, de janeiro a agosto, foram 68 mortes.
As reportagens mostraram ainda o problema dos motoristas que dirigem embriagados e, apesar das punições, não houve redução nas tragédias. Pelas páginas do jornal, os leitores puderam ainda acompanhar os trabalhos que são feitos nas escolas para orientar as crianças desde cedo e também campanhas para conscientizar os condutores.
A equipe também acompanhou o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar para monitorar os locais com grande aglomeração de pessoas e onde acontecem constantemente problemas no trânsito. Especialistas e familiares de jovens que perderam a vida no trânsito prestaram seu depoimento como um apelo para que outras tragédias não voltem a se repetir.

Nenhum comentário: