quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Leitura deve ser fonte de prazer,destaca presidente da FCMS



“Precisamos tratar a leitura como fonte de prazer”. Desta forma dirigiu-se o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros, aos educadores, acadêmicos e representantes do setor cultural presentes na abertura oficial do décimo quarto Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, realizado na noite de terça-feira, 24 de setembro, no Teatro Aracy Balabanian. “Lembro-me do encantamento que tive ao ter contato com o Proler, em meados dos anos 90, em minha primeira passagem pela presidência da Fundação de Cultura. Na época já se falava da necessidade de mudança no pensamento de que a leitura tem de ser obrigatória, uma tarefa imposta pelo professor, mas sim uma atividade que desperte gosto e prazer no aluno”, afirmou.

Criado em 1992, o PROLER é vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura. Trata-se de um projeto de valorização social da leitura e da escrita, existente em todo o país. Por meio de comitês regionais promove ações para a criação e fortalecimento da democratização do acesso à leitura. Em Mato Grosso do Sul, a FCMS é apoiadora da proposta deste sua criação. “Promover ações e políticas públicas de incentivo à leitura é nosso dever enquanto gestores públicos. O PROLER é uma dos caminhos”, afirmou Neusa Narico Arashiro, assessora técnica da FCMS e coordenadora do programa em Campo Grande.

O presidente da Fundação de Cultura ressaltou ainda a importância do trabalho de todas as pessoas envolvidas na organização no 14º Encontro do Proler. “São essas pessoas, comprometidas com o incentivo à leitura e que já fazem isso no seu cotidiano, que já estão fazendo a diferença e com certeza deverão promover uma grande mudança”, disse Calheiros.

ENCONTRO
O 14º Encontro do PROLER segue até o dia 4 de outubro, com série de palestras e oficinas sobre o tema “O Livro na era digital”. Na noite de terça-feira a primeira palestrante, profª Drª Maria Cristina Paniado, da UCDB, falou aos presentes no Teatro Aracy Balabanian sobre “Leituras no/com o mundo digital: diferentes possibilidades e relações”.

Nesta quarta-feira serão realizadas cinco oficinas e na quinta-feira outras cinco. No dia 27 de setembro, sexta-feira, haverá o tradicional “Espaço da Poesia”, com palestra, lançamento de livro. Nos dias 2, 3 e 4 de outubro serão realizadas atividades do Prolerzinho – direcionadas a acadêmicos e estudantes da rede pública – com leituras de histórias medidas pelas novas tecnologias e oficina de brinquedos e contação de histórias.

Marcelo Armôa

Nenhum comentário: