segunda-feira, 2 de abril de 2012

MIS apresenta panorama da obra de David Cardos

A Fundação de Cultura do governo do Estado, através do Museu da Imagem e do Som, homenageia a partir do dia 9 de abril a obra do ator, diretor e produtor sul-mato-grossense David Cardoso. O projeto CineMIS exibirá gratuitamente importantes filmes da carreira do artista.

Com temas diversos e abrangentes, o CineMIS apresenta na segunda semana de cada mês, sempre às 19h, uma mostra com olhares e artes tanto de Mato Grosso do Sul quanto de culturas que ultrapassam fronteiras.

Segundo o curador, Pietro Luigi, a mostra David Cardoso procura retratar um panorama cronológico da carreira do artista através de diversos filmes que vão do drama existencialista ao policial, passando ainda por uma ótima adaptação do romance que inaugurou o Romantismo Brasileiro, ‘A Moreninha’.

“A fase inicial de David Cardoso e o Cinema da Boca do Lixo também são homenageados e contextualizados através de dois curtas-metragens que mostram festas e personalidades marcantes, ambos realizados por um dos nomes que mais se destacou no período, Ozualdo Candeias", explica Luigi.



“Com essa agenda, o Museu da Imagem e do Som vem cumprindo sua função social de democratizar o acesso às produções audiovisuais do país e do mundo, além de promover o debate e a reflexão, no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado” explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.


Confira a programação:



Dia 9 – Segunda

A Rua Chamada Triumpho (1969/70)

Sinopse: A região da Boca do Lixo paulistana e as pessoas do meio cinematográfico que por ali circulavam são registradas em fotografias de autoria do diretor Ozualdo Candeias.

Direção: Ozualdo Candeias

Duração: 11 minutos – Documentário



Noite Vazia (1971)

Sinopse: Um rico empresário, Luizinho, e seu amigo Nelson, fazem incursões pela noite paulistana em busca de sexo e diversão que preencham o vazio de suas vidas. Numa dessas noitadas, a dupla encontra, numa casa noturna, duas prostitutas de luxo, Mara e Regina. Luizinho convida o grupo para ir ao seu apartamento. Lá, os quatro entregam-se aos prazeres do sexo e suas infinitas variações. Mara e Nelson formam um casal silencioso e triste que se vê obrigado a se confrontar com o agitado Luizinho. Mara, na realidade, é uma jovem amadurecida, mas egoísta e amarga, que só pensa em dinheiro. Finalmente, após uma noite repleta de luxúria e prazer, os dois casais terminam envoltos em tédio e angústia.

Direção: Walter Hugo Khouri

Elenco; Norma Bengel, Odete Lara, David Cardoso, Lisa Negri

Duração: 93 minutos. 1964 – Drama



Dia 10 – Terça

A Moreninha (1970)

Sinopse: Toda a história se passa na paradisíaca Ilha de Paquetá, centrada em Carolina (Sonia Braga) e Augusto (David Cardoso). Amigos da família reúnem-se para um sarau na casa de Carolina. Lá, ele vai reencontrar aquele amor dos tempos de criança, com quem trocou juras de amor e um camafeu, peça fundamental para que eles se reconheçam. Adaptação do livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo.

Direção: Glauco Mirko Laurelli

Elenco: Sônia Braga, David Cardoso, Neuza Borges, Cláudio Mello, Agnaldo Rayol

Duração: 97 minutos - Romance



Dia 11 – Quarta

Possuídas pelo pecado (1976)

Sinopse: Leme, homem rico, é separado da esposa Raquel e frustrado por não ter filhos. Passa a maior parte de seu tempo no campo com duas secretárias que são ao mesmo tempo suas concubinas. Na casa ainda moram a governanta Isaura e sua filha, Dora, que a mãe deseja educar dignamente. Outro morador da mansão é o ambicioso André, indispensável para Leme. André, porém, é amante de Raquel e os dois planejam matar Leme num suposto acidente para se apossarem de sua fortuna.

Direção: Jean Garrett

Elenco: David Cardoso, Agnaldo Rayol, Nicolle Saline (Nicolle Puzzi)

Duração: 102 min - 1976 – Drama



Dia 12 – Quinta

Amadas e Violentadas (1976)

Sinopse: Leandro, jovem escritor de livros policiais, famoso pelo realismo de suas obras, mora nos arredores de São Paulo em companhia de sua governanta, um mordomo e uma cozinheira. Forster, seu mercenário editor, é talvez a única pessoa com quem ele tem contato, pois vive apenas para seus livros e seu passado, este muito infeliz, pois sua mãe, uma mulher vulgar, casada com seu pai por interesse, acaba sendo por ele assassinada, o que ocasiona também o seu suicídio. Tais cenas jamais se apagaram da mente do rapaz, que não consegue libertar-se de um sério complexo que o afasta sexualmente das mulheres e acaba por torná-lo um psicopata. Várias mulheres, que de uma forma ou de outra conheceram Leandro, foram assassinadas misteriosamente e a polícia, desorientada, procura o assassino.

Direção: Jean Garrett

Elenco: David Cardoso, Fernanda de Jesus, Marcia Leal

Duração: 100 min – Policial



Dia 13 – Sexta

Festa da Boca (1976)

Sinopse: No último dia do ano de 1976 o pessoal da Boca do Lixo Cinema dançou, comeu, capoeirou e bebeu. Um clima de união e harmonia, uma festa “que não foi oficial mas muito menos oficiosa”. Naquela festa estava se fazendo cinema e Candeias, com muita intimidade com aquele lugar, “registra” o espírito libertário daquele lugar, que é contagiante.

Direção: Ozualdo Candeias

Elenco: John Herbert, Claudio Cunha, Jean Garret, Moreira, Denise, Primo Carbonari, Felipe, Carolina, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Luis, Portela, Miro Reis, Souza, Tony Vieira, Carmem Ortega, David Cardoso, Claudete Joubert entre outros.

Duração: 11 min. 1976 – Documentário



Corpo e alma de mulher (1983)

Sinopse: Um jovem casal se ama profundamente, mas passa por uma situação delicada: Aimée está paraplégica e Fernando não consegue conter seu desejo por outras mulheres. Para auxiliar na recuperação da esposa, o advogado parte com ela e sua sensual enfermeira para uma fazenda.

Direção: David Cardoso

Elenco: David Cardoso, Tassia Camargo, Helena Ramos

Duração: 92 min – Drama



Serviço: A Mostra David Cardoso acontece de 9 a 13 de abril, sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca. Informações pelo email mis@fcms.ms.gov.br e pelo fone 3316-9178.

Nenhum comentário: