sábado, 10 de janeiro de 2009

FCMS com edital aberto para Circuito de Teatro de MS

A Fundação de Cultura publicou no Diário Oficial o edital de seleção de grupos de teatros para apresentações de espetáculos no projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro – Edição 2009, que realiza a circulação das produções teatrais sul-mato-grossense nas cidades do interior do Estado.



O regulamento de seleção está a disposição dos interessados na gerência de Difusão Cultural, na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que fica na rua Fernando Correa da Costa, 559, 4º Andar, Campo Grande - MS e no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br, link Editais. O documento também pode ser solicitado através do e-mail fcms_teatro@yahoo.com.br com aviso de recebimento em resposta, a partir de hoje.



O Projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro tem por objetivo divulgar as produções teatrais de Mato Grosso do Sul e estimular a cultura produzindo ações concretas para o melhor desenvolvimento da arte do teatro no Estado, fomentando a formação de platéia e estimulando a criação de novos grupos.



Por meio do edital, a FCMS contempla a produção do teatro sul-mato-grossense, ao selecionar até 12 grupos teatrais com espetáculos que possam ser apresentados em teatros, espaços alternativos e/ou ruas e praças de cidades do interior do Estado num total de 60 apresentações.



“Devido ao grande sucesso de público e a ampla adesão dos municípios ao projeto, aumentamos o número de apresentações e de gêneros para que as produções circulem num maior número de municípios. Ano passado cerca de 13 mil pessoas assistiram aos espetáculos. Este resultado mostra que estamos contribuindo efetivamente com a consolidação da expressão teatral em nosso Estado”, afirmou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.



Serão selecionados quatro gêneros de espetáculos: adultos e ou para infância e juventude que possam ser apresentados em teatros ou espaços adaptados com caixa cênica em estilo Palco Italiano com recursos de iluminação; espetáculos que possam ser apresentados em espaços alternativos (salas, salões, galpões, garagens, casas, etc); espetáculos de rua ou de linguagens circenses que possam ser apresentados em espaços abertos (ruas, praças, pátios de escolas, ginásios, quadras de esporte, etc) e espetáculos para infância e juventude que possam ser apresentados em quaisquer espaços, desde que não necessite exclusivamente de estrutura de iluminação.



As inscrições estão abertas para todos os grupos de teatro que tenham atividades comprovadas em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos, e deverão ser realizadas pelos pretendentes ou seus procuradores no período de 08 de janeiro de 2009 a 21 de fevereiro de 2009, através dos Correios por meio de Sedex ou Carta Registrada. Os documentos devem ser encaminhados para o CIRCUITO SUL-MATO-GROSSENSE DE TEATRO/2009 no seguinte endereço: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – Gerência de Difusão Cultural/Teatro - Memorial da Cultura - rua Fernando Correa da Costa, 559, 4º Andar, CEP: 79002-820, Campo Grande-MS.



Segundo o coordenador do núcleo de teatro da FCMS, Márcio Veiga, o Circuito Sul-mato-grossense de teatro passou por 19 municípios e a previsão que este ano circule por cerca de 25 cidades. “Este projeto propicia que as produções teatrais cheguem aos lugares mais distantes e carentes da expressão teatral. Além disso, parabenizamos o empenho das prefeituras municipais que participam da produção do circuito e têm se comprometido com o resultado e o sucesso do projeto em suas localidades. Se não fosse essa parceria a expansão do teatro no interior não seria possível”, concluiu.

Nenhum comentário: