quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Som da Concha traz O Bando do Velho Jack e Astronauta Elvis


O projeto Som da Concha, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), retorna sua programação em 2009 com o caldeirão sonoro do rock sul-mato-grossense e suas influências. As bandas “O Bando do Velho Jack” e “Astronauta Elvis” fazem a inauguração da edição 2009, próximo domingo (25), na Concha Acústica Helena Meirelles do Parque das Nações Indígenas, a partir das 17h30.



Em 1995, quando quatro músicos e amigos se uniram para tocar e ouvir juntos o bom e velho rock’n’roll clássico dos anos de 1950, 1960 e 1970. O resultado não poderia ser diferente. Surge uma das bandas mais importantes do cenário do rock sul-mato-grossense: Bando do Velho Jack, formado, inicialmente por Alex Batata (guitarra e voz), João Bosco (bateria), Marcos Yallouz (baixo) e Fábio Brum (guitarra). Os dois primeiros ex-integrantes do grupo de heavy metal Alta Tensão e os dois últimos, da Blues Band.



Com composições próprias e interpretando sucessos de bandas clássicas do rock, o Bando inicia carreira apresentando-se em bares e eventos na Capital e interior do Estado. Atualmente, com 13 anos de estrada, o Bando do Velho Jack é integrado por Rodrigo Tozzette (guitarra e vocal), Fábio Terra (guitarra), Marcos Yallouz (baixo), João Bosco (bateria) e Alex Cavalheri (teclados). Sob a influência de grupos como Grand Funk, Doobie Brothers, Free, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Black Oak Arkansas ou os brasileiros Mutantes, Peso, Casa das Máquinas, Tutti Fruti, Made in Brazil, os músicos reúnem estilos diferentes e um trabalho de qualidade traduzido pelos inúmeros shows realizados em Mato Grosso do Sul e outros estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.



Nos últimos anos o Bando tem se apresentado em importantes shows, tais como a comemoração dos 10 anos do grupo, em Janeiro de 2006, onde dividiu o palco com a banda paulistana Dr. Sin. No mesmo ano houve os shows com o cantor Marcelo Nova e a Banda das Velhas Virgens, além dos diversos encontros de motociclistas da região. Em 2007 a banda participou do projeto “Gerações”, dividindo uma canção com a artista Lenilde Ramos, e ainda foi selecionada pelo público para participar do Festival Rock 10 no 10º Moto Road. Em 2008 a banda participou do Festival Grito Rock em Cuiabá – MT, onde obteve reconhecimento imprensa especializada. A último grande show do Bando foi dia 27 de Abril de 2008 no Projeto “Virada Cultural”, em São Paulo – SP, onde a banda dividiu palco com grandes nomes da música nacional, entre eles O Terço, Casa das Máquinas, Paul Di’Anno (1º vocalista do Iron Maiden), Korzus, Cachorro Grande, Arnaldo Antunes, Lobão e Ultrage a Rigor. A mídia do evento ficou impressionada com a qualidade do som mostrado e classificou “O Bando do Velho Jack” como uma das melhores bandas de classic rock brasileiro da atualidade.



Astrounauta Elvis



A banda Astronauta Elvis iniciou sua trajetória inspirada no rock de garage dos Ramones mas quiseram beber nas águas de outras vertentes do rock para conquistar uma sonoridade original. Para criar essa sonoridade é que os músicos Jean, Cebola e Vagner, da banda Impossíveis, convidaram Letícia e Thiago para formarem o Astronauta Elvis. “Tocamos baladas e rock de garagem, amplas e secas como o clima do Mato Grosso do Sul, com influências do proto punk do fim dos anos 60 e o guitar rock dos anos 90. Somos responsáveis por shows explosivos, com performances abusadas e provocadoras”, conta Jean.



Som da Concha



O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados que dão origem a um programa de televisão gravado ao vivo, exibido pela TV Pantanal no canal 14 da Net. O Som da Concha tem parceria da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp/Anhanguera) e da Fundação Manoel de Barros. Em 2008, cerca de 11 mil pessoas estiveram presentes nos shows do Som da Concha.

Nenhum comentário: