segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Quilombolas têm acesso às novas tecnologias de informação

A Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), junto a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), e a Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. estão realizando trabalhos de inclusão digital, em comunidades negras rurais quilombola do Estado.

Segundo a coordenadora da Cppir, Raimunda Lucia de Brito, o projeto de Inclusão Digital da Eletrosul beneficia os quilombolas de quatro municípios do Estado: Figueirão (comunidade Malaquias), Terenos (comunidade os Pretos), Maracaju (comunidade São Miguel) e Pedro Gomes (Família Quintino).

“Na comunidade São Miguel, as crianças e os adultos fizeram o curso [de informática] e já possui Internet. Então eles dizem: - hoje eu falo com o mundo! Isso está sendo muito importante”, disse Raimunda lembrando que o benefício oferecido às comunidades negras rurais quilombola “é oportunizado pelo governador, André Puccinelli”, juntamente com a Eletrosul e as prefeituras municipais.

O secretário de finanças, Waldomiro Jerônimo da Silva Junior, da Associação Negra Rural Quilombola dos Descendentes de Tertuliano e Canuta – mais conhecida como “Os Pretos”, (localizada na zona rural do município de Terenos - 31 quilômetros da Capital), informa que a comunidade recebeu 10 computadores novos. Sendo cinco doados pela Eletrosul e cinco pela Prefeitura, onde foram instalados na Escola Municipal, Antônio Sandim de Rezende.

“Os computadores foram instalados em outubro de 2008. Tivemos apoio do governo estadual, através da Setas, na elaboração de projeto que visa atender toda população da região”, explica Junior ao dizer que as crianças já estão realizando trabalhos didáticos com os computadores. “Em breve, a comunidade terá acesso a Internet via rádio”.

Habitação

Júnior também destacou outros trabalhos que estão sendo realizados pelo governo estadual para a comunidade negra rural quilombola de Terenos, como a construção de 14 unidades habitacionais - cuja as obras estão em fase de conclusão no local. “Atualmente residem na comunidade 26 famílias afro-descendentes de escravos, como eu que tenho nome de meus avós e a comunidade que leva o nome deles (Tertuliano e Canuta)”.

Eletrosul

Técnicos da Eletrosul informam que o projeto de Inclusão Digital faz parte do programa Luz para Todos – uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal voltado para atender comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos do Mato Grosso do Sul. “O projeto Inclusão Digital, da Eletrosul, visa levar conhecimento e fornecer acesso às novas tecnologias e serviço de informação e comunicação, através da inclusão social e geração de renda. Fomentando o desenvolvimento de inclusão digital no Estado”, disse Joaquim R. de Melo Netto, agente do projeto Luz para Todos da Eletrosul.

A Eletrosul também informa que o projeto de Inclusão Digital foi efetivado em três municípios do Estado (Figueirão, Terenos e Maracaju). Segundo os técnicos da empresa, cada comunidade negra rural dos referidos municípios receberam cinco computadores doados pela Eletrosul. “Está faltando apenas os quilombolas do município de Pedro Gomes, que também faz parte do projeto de Inclusão Digital”, explica Joaquim Netto, ao dizer que o governo estadual, através da Setas contribuiu também no acesso às comunidades quilombolas.

Mais informações sobre o projeto Inclusão Digital da Eletrosul, nas comunidades negras rurais quilombolas do Estado, nos fones: 3348-2287 (Eletrosul) e 3318-1006 (Cppir/MS).





Nenhum comentário: