terça-feira, 13 de janeiro de 2009

FCMS lança catálogo do Centro de Artesanato de MS na sexta

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança nesta sexta-feira (16), às 19 horas, o catálogo do Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul. Com a iniciativa a instituição investe no desenvolvimento da economia da cultura ao promover e potencializar a importância do artesanato estadual. O evento acontece no Memorial da Cultura e da Cidadania.

O Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul foi criado em maio de 2007, início da administração do governador André Puccinelli. O objetivo de sua criação foi colocar à disposição do público local e turistas, peças artesanais dos ícones do artesanato do Estado, que foram reunidas num acervo de produtos culturais. As peças foram produzidas por 31 artesãos da Capital e do interior, que trabalham a cerâmica, madeira, fibra, tecelagem, cabaça, couro, madeira e osso, fibra e ferro entre outros materiais.

Figuram entre estes artistas manuais Ana Vitorino da Silva Leodério, Antônio Ricci, Araci Marques Vendramini, Cilso Tibúrcio, David Rogério Ojeda, Denílson Pinto de Oliveira, Elizabeth Antunes, Elpídio Alves de Freitas, Fânia Catarina Martins dos Santos, Indiana Marques, João Manoel da Silva, José Messias de Jesus, Julio César Nunes Rondão, Luiz Bernadino, Maria Cristina Orsi Casali do Amaral, Maria do Rosário de Freitas, Mariano Antunes Cabral Silva, Romeu Melgarejo, Sônia Maria Soares de Oliveira, Sérgio Augusto Ramos, Sotera Sanches da Silva, Vânia Cristina Soares Arguelh o e Virgulino de Oliveira França.

No acervo também estão representados o artesanato Figueira de Rio Verde de Mato Grosso, da Associação dos artesãos de Rio Brilhante – Arteboa, do Centro de Desenvolvimento Artesanal de Caarapó, do Núcleo de Cerâmica de Coxim, da Associação de Artesanato em Argila de Rio Verde (Riverarte) e das etnias Kadiwéu, Kinikinawa e Terena. Nele consta também a viola de cocho, instrumento de cordas registrado como patrimônio imaterial brasileiro pelo Intituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, esse catálogo visa divulgar a produção artesanal do Estado, além do espaço cultural para dar visibilidade ao trabalho dos artesãos. O material informativo será entregue, gratuitamente, no Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul para visitantes e turistas e também será distribuído em escolas e instituições culturais. A tiragem inicial é de 3000 exemplares. \" O artesanato é uma generosa fonte de emprego e renda. O Estado tem cadastrado cerca de 5000 artesãos que são beneficiados pela atividade que melhora a qualidade de vida. O centro referencial é mais uma pequena peça que a Fundação de Cultura está inserindo na engrenagem que dá destaque ao artesanato e aos artesãos do Estado\", explica.

A gerente do núcleo de artesanto da FCMS, Alene Barbosa finaliza:\"Desde o início da administração nos dedicamos à organização das peças e pensamos na melhor forma de divulgar nosso artesanato. Com isso estamos dando o devido valor ao trabalho minucioso destes trabalhadores da cultura. Serão incorporados, gradativamente, ao acervo novas peças que estejam sendo produzidas por outros artesãos\".

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.


Nenhum comentário: