sexta-feira, 22 de julho de 2022

Etapa da Capital no circuito de vôlei terá 3 atletas de MS

 


Competição vai reunir as melhores duplas do País no Parque das Nações Indígenas

JUDSON MARINHO


Campo Grande será sede da sétima etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) adulto 2022. As partidas vão acontecer no Parque das Nações Indígenas e contarão com a presença de três atletas de Mato Grosso do Sul, Talita Antunes da Rocha, 49 anos, Saymon Barbosa Santos, 28 anos, e Victória Lopes Pereira Tosta, 22 anos.


Os jogos, que serão disputados na Capital de 27 a 31 de julho, fazem parte das fases do Circuito Aberto e do Top 8.


A atleta mais reconhecida de MS é a Talita Antunes da Rocha, que está federada em Alagoas, mas é nascida no município de Aquidauana. Talita é tetracampeã do Circuito Brasileiro, com presença nas olimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.


No último evento do Circuito Nacional em Campo Grande, da temporada 2017/2018, Talita foi campeã da etapa no mesmo ano que a atleta foi medalha de bronze no Campeonato Mundial.


Outro grande nome sul-mato-grossense no vôlei nacional é Saymon Barbosa Santos, 28 anos, na última etapa do circuito brasileiro Top 8, o atleta foi campeão em Vila Velha (ES) com seu parceiro Bruno Schmidt. Além da conquista recente, o atleta já foi campeão Brasileiro da temporada 2016/2017 e terceiro colocado em Yangzhou (China), no Circuito Mundial de 2018/2019.


Saymon também disputou em 2017 o Circuito Brasileiro, em casa, já que o atleta é natural de Campo Grande, porém, na ocasião, Saymon terminou a competição com a terceira colocação.


A jovem Victória Lopes Pereira Tosta, 22 anos, nascida em Ivinhema (MS), é uma das recentes revelações do vôlei estadual. Victória iniciou a sua carreira no voleibol de quadra disputando os jogos escolares e campeonatos estaduais em Mato Grosso do Sul.


Destaque em torneios de base, a atleta já foi campeã do campeonato mundial Sub-19, no Chipre, em 2016, e do mundial Sub-21, na Tailândia, em 2019. Depois que a atleta formou dupla com a sergipana Tainá, ela conseguiu chegar pela primeira vez em uma final de Circuito Brasileiro.


Assim como Saymon, Victória também esteve nas fases finais da sexta etapa do Circuito Brasileiro deste ano. Conseguindo a medalha de prata com Tainá na disputa da final contra as cariocas Bárbara Seixas e Carolina Solberg.


Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o campeonato aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking nacional, junto de dois convidados e até oito duplas classificadas pelo torneio qualifying (qualificatório).


As sete duplas mais bem ranqueadas disputarão o Top 8 com mais um convidado especial, o campeão do aberto anterior. Ao todo, a temporada do vôlei de praia conta com 10 etapas do Top 8 e quinze do aberto. As fases adicionais do aberto vão servir para substituir as etapas do Circuito Challenger.


CRITÉRIO DE ESCOLHA

De acordo com o gerente da Unidade de Vôlei de Praia da CBV, Guilherme Marques, a escolha de Campo Grande como uma das sedes se deu pela experiência da cidade em receber grandes eventos.


“Aqui chama atenção porque já tem um histórico de passagem do vôlei de praia, é um Estado com experiência em receber eventos deste nível, com um público acolhedor, que gosta de vôlei de praia”, declarou Guilherme.


Para o presidente da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS), José Amâncio da Mota, o Madrugada, quem ganha são os amantes do esporte.


“Teremos aqui na nossa terra a oportunidade de ver de perto os atletas que representaram o Brasil nas últimas olimpíadas e os possíveis representantes em Paris 2024. Será um espetáculo, com grandes jogos”, disse.


CLASSIFICAÇÃO

Em Campo Grande, as duplas que vão disputar a etapa do Top 8 na próxima semana são as seguintes no feminino: Talita e Rebecca; Bárbara Seixas e Carol Solberg; Duda e Ana Patricia; Andressa e Vitoria; Elize Maia e Thamela; Taiana e Hegê; Tainá e Victória; e Fabrinee Flavia.


No masculino, os atletas classificados são Vitor Felipe e Renato; Evandro e Alvaro Filho; Bruno Schmidt e Saymon; George e André; Arthur Mariano e Adrielson; Vinicius Freitas e Guto; Pedro Solberg e Arthur Lanci; e Igor Borges e Moisés.



Os três atletas de Mato Grosso do Sul Talita Antunes, Saymon e Victória Lopes estão confirmados para a disputa do Top 8 na etapa de Campo Grande. Os jogos do Circuito Brasileiro serão realizados de quarta-feira (27) até domingo (31), no Parque das Nações Indígenas.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: