segunda-feira, 18 de julho de 2022

Duas semanas após receber chaves, 89 famílias não se mudaram para residencial entregue por Bolsonaro

 


As 300 famílias beneficiadas com um apartamento no conjunto habitacional entregue pelo presidente Jair Bolsonaro têm até o dia 30 de julho para ocupar o local. O residencial no Jardim Canguru já conta com 211 moradores e a Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) está acompanhando a mudança para evitar fraudes.


Poucas horas depois de serem entregues oficialmente, os apartamentos já estavam sendo negociados por beneficiários na internet. Para evitar esse tipo de fralde, o diretor de atendimento, administração e finanças da Amhasf, Cláudio Júnior afirma que a fiscalização é rígida no local.


“Nós vamos permanecer no residencial por 24 meses e neste período haverá momentos aleatórios de verificação de ocupação. Caso nossa equipe encontre irregularidades, nós encaminhamos a situação para a Caixa Econômica que é quem toma qualquer atitude em relação a processo de reintegração”, explica Cláudio.


Das 2011 famílias que habitam o local no momento, 108 foram beneficiadas via Amhasf, que é a agência municipal de habitação e outras 103 famílias pela Agehab, a agência estadual de Habitação de Mato Grosso do Sul.


Déficit de 40 mil moradias

Enquanto famílias negociam a moradia que acabaram de receber, outras 40 mil estão na fila de espera por ‘um espaço para chamar de seu’. Cláudio Júnior destaca que este número é a demanda atual de Campo Grande e não há previsão de ser suprimida.


O residencial no Jardim Canguru faz parte do Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. A iniciativa reduz ou zera o pagamento do valor de entrada da casa própria para famílias de baixa renda.

A regulamentação de sorteios é acordada com agências de habitação municipais e estaduais, para promover o direito à moradia. Em alguns casos, a fila para conseguir ser sorteado com uma casa pode demorar anos. Os comtemplados passam pelo período de assinatura dos contratos, sorteio da numeração do apartamento e bloco, por fim, a chave da casa.

Nenhum comentário: