terça-feira, 4 de maio de 2021

Após vacinação de professores, escolas municipais planejam retorno de aulas presenciais

 

                                           Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande 

A previsão é de que o retorno das aulas presenciais aconteça em julho, após o período de recesso escolar


 Izabela Cavalcanti

Após os profissionais da Educação Básica de Campo Grande começarem a ser vacinados contra a Covid-19, além das aulas remotas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) prepara também a volta dos estudos presenciais.


A previsão é de que esse retorno híbrido inicie já em julho, após o período de recesso escolar, que deve acontecer entre 2 e 16 de julho.


Para isso, as 202 unidades de ensino da rede municipal devem elaborar um plano para retornar as aulas presenciais.


Na visão da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, a vacinação dos profissionais da educação foi um grande passo para o retorno das aulas presenciais.  



“Iniciamos a vacinação para os trabalhadores da educação. É um momento muito gratificante para a educação pública municipal, pois, assim, temos perspectiva para retornar com as aulas presenciais no segundo semestre”, destaca a secretária.


Conforme Decreto Municipal n° 14.613, as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino (REME) estão suspensas até o dia 1° de julho.


No entanto, o ensino para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e da educação de jovens e adultos teve continuidade de forma remota.  


Retorno

A SEMED já adquiriu, por meio de licitação, máscaras, álcool gel e materiais de limpeza e de higienização, que já estarão disponíveis quando o retorno presencial acontecer.


Além disso, se necessário, as escolas poderão se adaptar, como por exemplo, fazer a instalação de dispenser de álcool em locais estratégicos.


As ações pedagógicas para voltar as aulas presenciais fica por conta da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (SUPED) da Secretaria.  


Entre as práticas a serem desenvolvidas está a divisão dos alunos em cada turma, para evitar aglomerações.  


 

Vacinação

Aos profissionais da educação que já haviam feito o cadastro para serem imunizados por idade ou qualquer outro critério, precisam alterar a inscrição no site de cadastramento (vacina.campogrande.ms.gov.br/Cadastro/AlterarPerfil) e atender as exigências do Plano Nacional de Imunização (PNI).  


É necessário ter o número de CPF em mãos e clicar em "meus dados". Após isso é preciso anexar algum documento que comprove o pertencimento ao grupo.


São 34 pontos de imunização contra a Covid-19 espalhados pelas sete regiões de Campo Grande, incluindo as unidades de saúde e os drives-thru do Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e Guanandizão, que funcionam das 7h30min às 16h45min.

Nenhum comentário: