sábado, 29 de maio de 2021

Por que algumas espécies são cultivadas mais que outras?

 



As razões históricas são as mais notórias
Por:  -Leonardo Gottems

A ser humano domesticou mais de mil espécies de plantas para uso como cultivares agrícolas. No entanto, a maior parte da dieta vem de algumas espécies, que são amplamente cultivadas. Tanto é que 60% da cadeia alimentar é fornecida apenas pela produção de quatro espécies: milho, arroz, trigo e soja. Dada essa prevalência, uma equipe científica, liderada pela Universidade Rey Juan Carlos, se perguntou como isso passou a depender de tão poucas variedades. 



Para revelar as razões que levaram à supremacia desses alimentos, sua pesquisa se concentrou nas condições históricas, evolutivas e geográficas que fizeram com que algumas plantas fossem selecionadas em detrimento de outras como espécies-chave do sistema agrícola atual. A equipe científica, da qual também participou a  University of Sheffield  (Reino Unido), recolheu informação quantitativa sobre uma infinidade de descritores de 866 espécies agrícolas de natureza muito diversa, desde as espécies mais predominantes em sistemas agrícolas, como o milho ou soja, a espécies muito menores, por exemplo, ervilha tuberosa ou alface-da-índia. 


“Obtivemos uma árvore filogenética de todos eles, que nos informa sobre suas relações evolutivas de parentesco”, destaca Rubén Milla, pesquisador da URJC e principal autor do estudo. “Além disso, consolidamos um banco de dados no qual incluímos informações sobre as condições climáticas das regiões onde cada espécie foi originalmente cultivada, a idade com que cada uma delas foi cultivada, o principal uso de cada espécie., Bem como seu relevância agrícola, estimada como o número de hectares no mundo que foram cultivados de cada espécie nas últimas décadas ”, acrescenta. 


O controle estatístico de todos os fatores climáticos, geográficos e evolutivos permitiu à equipe científica determinar que as espécies que sustentam predominantemente a cadeia alimentar são, em grande parte, por razões históricas. 


Diante desse horizonte climático, os dados obtidos neste estudo também abrem a porta para uma oportunidade de melhoria com a incorporação de espécies menos cultivadas ao sistema alimentar para torná-lo mais produtivo e resistente aos atuais cenários de mudança. “Temos uma infinidade de espécies agrícolas menores com potencial agrícola praticamente inexplorado, pois a inovação tecnológica, histórica e contemporânea, tem se concentrado em poucas espécies”, finaliza Rubén Milla. 

Nenhum comentário: