segunda-feira, 31 de maio de 2021

Controle de preços chinês causa lentidão no mercado

 


A margem de esmagamento caiu nos próximos seis meses
Por:  -Leonardo Gottems

O mercado de soja CFR China experimentou uma semana tranquila em meio à incerteza causada pelas políticas de controle de preços das commodities realizadas pelo governo da China e por futuros da Bolsa de Chicago voláteis que restringiram a atividade de compra. As informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica. 



“A  margem de  esmagamento caiu  nos  próximos  seis meses,  com  os  futuros  da  CBOT  saltando  ontem, embora os preços do óleo de soja e do farelo de soja tenham  aumentado na Dalian Commodity  Exchange e  o  RMB  se  fortalecido  em  relação  ao  dólar americano”, comenta a consultoria. “O marcador de soja APM-6 China para embarque em julho da opção mais barata foi avaliado em 135c/bu, equivalente a $ 617,25/t, um aumento de $ 18/t em relação ao dia anterior”, completa. 


Expressando preocupação com a alta dos preços da ração animal no mercado interno, a AIPBA, associação indiana ligada ao setor de alimentação animal, exigiu nesta semana que o governo reduzisse para zero a tarifa de importação do farelo de soja por pelo menos cinco meses. “Os preços domésticos da soja, a partir da qual o farelo de soja é feito, dobraram em um ano para o mercado indiano. Buscando intervenção governamental urgente, o presidente da AIPBA exigiu redução do imposto de importação sobre a  soja  para  zero  por  cinco  meses  até  o  início  da  colheita  na  Índia.  Isso  não  terá  impacto  sobre  os  preços  dos agricultores, porque os preços do mercado mundial não são inferiores ao preço mínimo de apoio”, indica. 


“A associação também exigiu que o Centro garantisse que os principais estados produtores de soja emitissem ordens para verificar a acumulação de soja e obrigasse todos os proprietários de depósitos a declarar os estoques com a soja disponível”, conclui. 

Nenhum comentário: