domingo, 30 de maio de 2021

Morre o cineasta Maurice Capovilla

 


Agência Brasil


Morreu dia (29), aos 85 anos, o cineasta, ator, roteirista e produtor Maurice Capovilla. Segundo informações da família, ele faleceu em casa, no Rio de Janeiro. Capovilla, que sofria de Alzheimer há cinco anos e já não falava nem andava mais, estava acamado. O corpo de Capô, como era chamado, será cremado hoje (30) no Crematório da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.


Capô nasceu em 1936, na cidade paulista de Valinhos e estreou como cineasta nos anos  1960, dirigindo o curta-metragem "União", em 1962. Ele também dirigiu o documentário "Subterrâneos do futebol", de 1964. O primeiro longa-metragem foi “Bebel, garota propaganda" em 1968, com roteiro escrito por ele mesmo. Capovilla se baseou no conto "Bebel que a cidade comeu", de Ignácio de Loyola Brandão.


Nos anos 1970 dirigiu as séries Globo Shell e o programa Globo Repórter, da TV Globo. Nos anos 1980, foi diretor de núcleo da Rede Bandeirantes. Seu último filme de longa-metragem como diretor e roteirista foi "Harmada", em 2003 e em 2005 trabalhou pela última vez como ator no filme Donde comienza el camino".


O cineasta era casado há 39 anos com Marília Alvim, com quem não teve filhos. Do primeiro casamento ele deixa Lia, Matias e Adriana do primeiro casamento, e do segundo, Mayra.

Nenhum comentário: