sábado, 29 de maio de 2021

Concurso do Instituto Rio Branco previsto para este domingo é suspenso

 

Por G 1


O concurso para o Instituto Rio Branco, responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, foi suspenso, nesta sexta-feira, dia 28 de maio. A prova, organizada pela Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), estava prevista para este domingo (30).


O Iades informou que o cancelamento se deve à situação de emergência de saúde pública em razão da pandemia de Covid-19 em diversos estados do Brasil. "Novo cronograma de provas e atividades será publicado oportunamente no Diário Oficial da União".


O edital foi lançado em junho de 2020, e as primeiras provas ocorreriam em agosto, mas acabaram suspensas após recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Em fevereiro deste ano, o concurso havia sido retomado.


A primeira etapa estava prevista para 11 de abril nas capitais e no Distrito Federal, mas houve adiamento também pela situação de emergência de saúde pública da pandemia provocada pelo novo coronavírus.


Fundado em 1946, o instituto é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo.


Comunicado do Iades


"O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) torna pública a suspensão da prova objetiva da primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2020, prevista para o dia 30 de maio de 2021, em vista da publicação do Decreto do Estado de Pernambuco nº 50.752, de 24 de maio de 2021, do Decreto Municipal da cidade de Curitiba-PR nº 940, de 28 de maio de 2021, do Decreto do Estado de Alagoas nº 74.511, de 26 de maio de 2021, e do Decreto do Estado do Maranhão nº 36.531, de 3 de março de 2021 (texto consolidado, publicado em 26 de maio de 2021, conforme Diário Oficial do Estado do Maranhão), no contexto da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia COVID-19.



Novo cronograma de provas e atividades será publicado oportunamente no Diário Oficial da União."


Nenhum comentário: