domingo, 30 de maio de 2021

Testes de covid passarão a ser sem agendamento nas unidades de saúde

 



Somente o RT-PCR será realizado, mas com alguns critérios a serem seguidos


A partir de segunda-feira (31), os campo-grandenses que necessitarem do teste de Covid-19 podem ir diretamente nas unidades de saúde, sem precisar fazer agendamento.


Com a desativação do serviço de Drive-thru do Corpo de Bombeiros, em fevereiro, os testes passaram a ser feitos por agendamento no ‘Disk Covid’. 


Agora, 24 unidades estarão atendendo com ‘demanda espontânea’, somente com o RT-PCR.


No entanto, é preciso seguir alguns critérios, como estar entre o terceiro e oitavo dia de sintomas ou ter contato com caso positivo, sendo avaliado pelo profissional de saúde na unidade.


O teste rápido foi suspenso devido a baixa eficácia.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o RT-PCR é considerado padrão ouro, com alto índice de confiabilidade. 


Já o teste rápido tem baixa eficácia, além de ser recomendado pra quem está com mais de dez dias de sintomas, ou seja, praticamente saindo da fase ativa do vírus.


Ainda segundo informações da Sesau, a expectativa é dobrar o número de locais nos próximos meses.


Locais

USF Cristo Redentor, Mata do Jacinto, Estrela Dalva, Jardim Noroeste, Zé Pereira, Jardim Azaléia, Los Angeles, Moreninha.


USF Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália, Parque do Sol, Tiradentes, Batistão, Parque do Sol, Vila Fernanda, Botafogo.


UBS 26 de Agosto, Dona Neta, Universitário, Clínica da Família Iracy Coelho e Clínica da Família Portal Caiobá. 

Nenhum comentário: