terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Nelson Trad destaca Rota Bioceânica durante encontro na Argentina

                                          Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Yarima Mecchi

O senador por Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PSD), participou ontem da primeira reunião de trabalho como presidente da delegação brasileira no Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul) - o Parlasul que reúne representantes políticos dos países da América do Sul que compõe o grupo.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador,  no encontro, Trad incluiu a Rota Bioceânica como pauta prioritária do Parlasul e, também, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia. “Os resultados são positivos, encontramos a união entre os membros do Parlasul e todos concordaram sobre a importância da Rota Bioceânica. Unidos e fortes para prosperar”, afirmou o senador, durante a coletiva.

O mercosul vem integrando as relações comerciais entre os dois maiores países da América do Sul: o Brasil e a Argentina, e o encontro foi na capital Bueno Aires.

Para o senador, o novo cenário favoreceu a abertura de um mercado internacional com a firmação do pacto de um projeto cooperativo, proporcionando ainda a possibilidade de superação de diferenças históricas entre os dois países. “Nenhum país consegue se desenvolver sem a democracia respeitada, nós do Parlasul estamos unidos para promover a democracia em nossos países”, respondeu o senador à imprensa internacional.

Durante a tarde de ontem a delegação brasileira se reuniu com as autoridades argentinas, conforme informado pela assessoria de imprensa.

Durante sua fala, Trad ressaltou a importância de um novo corredor rodoviário entre os quatro países, ligando o Centro-Sul do Brasil aos portos do Chile, a chamada Rota de Integração Latino-Americana (RILA), a passagem pelo território paraguaio e ingressando na Argentina. “Com a viabilização da rota e três novos terminais portuários, somado ao que já está em atividade no município, Porto Murtinho, teremos um grande centro de importação e exportação”, explico.

No Senado Federal, Nelson Trad Filho preside a Comissão de Relações Exteriores.

*(Com assessoria)

Nenhum comentário: