terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Consórcio Guaicurus é questionado sobre alteração em linhas de ônibus na Câmara Municipal





 Bruna Aquino

O Consórcio Guaicurus responsável pelo transporte público de Campo Grande foi questionado nesta terça-feira (11) durante sessão ordinária na Câmara Municipal sobre as alterações feitas nas linhas de ônibus da cidade. Representando o presidente do Consórcio, João Rezende, foi convidada a usar a tribuna a arquiteta e coordenadora Maria de Fátima para explicar em que base foi realizada as mudanças nos itinerários e também responder aos questionamentos dos pares.

Conforme já antecipado pelo Correio do Estado, o Consórcio com a Prefeitura realizou pesquisa entre os meses de novembro e dezembro na Capital antes de alterar as linhas na semana passada. As mudanças continuam neste mês de fevereiro e março, segundo um dos diretores do Consórcio, Nelson Asato.

Segundo a coordenadora, a pesquisa obteve 62 mil pessoas entrevistas além de contagem passageiros embarcados nos nove terminais da cidade. “Identificamos que 40% dos passageiros são embarcados nos terminais, isso é um grande volume, sem a pesquisa foi impossível planejar uma adequação, as mudanças estão acontecendo porque fizemos o levantamento antes”, defendeu.

Sobre a mudança que segunda ela vai durar em torno de seis meses, a representante informou que foi necessário colocar  “os passageiros certos nas linhas certas” para otimizar o tempo no trajeto. “Cerca de 30% da população usa de 3 a 4 ônibus, duas a três horas na ida e volta, é um volume extremamente grande, a gente sente que o transporte tem que passar por um processo de mudança, estamos aplicando a frota no lugar certo”, destacou.

A representação do Consórcio chegou a ser elogiada, mas também foi bastante questionada pelos vereadores, principalmente em relação sobre o porque não houve levantamento de destino na pesquisa, uma vez que foi levantada em terminais e também sobre a política de divulgação sobre as alterações para que as pessoas saibam com antecedência quando haverá mudança.

Outro questionamento feito a represente foi sobre o canal que os usuários poderiam encontrar mais informações das novas alterações, uma vez que eles alegam que esse seria o motivo da dúvida de muitos usuários do transporte público.

Após os questionamentos, a representante fez as considerações finais destacando a importância da mudança, mas não respondeu à maioria dos questionamentos dos vereadores.

A Mesa Diretora da Casa decidiu por mandar um ofício ao Consórcio requerendo a resposta de todos os questionamentos feitos durante a sessão.  

Quem também confirmou a eficácia da mudança foi o Prefeito Marcos Trad (PSD). Durante agenda pública nesta terça-feira (11), na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), o líder do Executivo comentou sobre as alterações no itinerário. “Toda mudança gera uma reclamação, se você fizer uma mudança dentro de casa, os seus filhos podem reclamar e com o tempo podem até não acostumar, tudo foi feito com pesquisa, estudo e pensando no melhor para à cidade”, disse.

CONFIRA AS LINHAS ALTERADAS

075 – Guaicurus/ Terminal Gal. Osório via Term. Hércules Maymone – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;

089 – Guaicurus Expresso – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;

105 – Paulo Coelho Machado – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;

108 – Los Angeles / Guaicurus – passa a operar de segunda a sexta após às 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;

109 – Vespasiano Martins / Uirapuru – opera de segunda a domingo em sentido único em tempo integral;

114 – Paulo Coelho Machado / Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;

116 – Los Angeles/ Centro via Term. Guaicurus – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário Expresso da linha 089;

117 – Ramez Tebet/ Cohab – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;

141 – Paulo Coelho Machado / Term. Guaicurus via Rua Catiguá – vai operar de segunda à sexta após às 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;

518 – Vivendas do Parque / Term. Hércules Maymone – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.



LINHAS EXTINTAS

077 – Bandeirantes/ Shopping Campo Grande - Expresso - Será incorporada pela linha 070;

088 – Guaicurus/ Shopping Campo Grande - Será incorporada pela linha 061;

106 – Universitária II - Será incorporada pela linha 117;



*Colaborou Daiany Albuquerque e  Fábio Oruê

Nenhum comentário: