terça-feira, 19 de junho de 2018

Semana do cinema brasileiro começa hoje em Campo Grande


FCMS                                Foto:Divulgação


A "Semana do Cinema Brasileiro" será realizado esta  semana em Campo Grande. O evento ocorrerá no MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com o projeto Cine Café, e começa a partir de hoje terça-feira (19), às 19h. Durante a programação, serão exibidos filmes nacionais e, para os interessados, a entrada é gratuita.


Desde os anos 1970 comemora-se no dia 19 de junho o "Dia do Cinema Brasileiro", em alusão à chegada do cinegrafista italiano Affonso Segretto ao Brasil. Prestes a desembarcar no Rio de Janeiro, o cinegrafista filmou sua chegada ao país, em 1898.


Um dos integrantes do Cine Café, o jornalista João Costa, que também ministra oficinas teóricas sobre cinema no curso de extensão Movimento Cinematográfico da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explica que a mostra também é uma maneira de homenagear os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Camilo Cavalcante, "que possuem um trabalho muito significativo e que compõem a história do cinema brasileiro".


"O Assalto ao trem pagador é um clássico do cinema brasileiro. O objetivo da Mostra é proporcionar o encontro do público com o cinema brasileiro, com os clássicos. É uma aula de estética, sobre formas de produzir os filmes. Na década de 1960 você tem uma produção cinematográfica totalmente diferente de hoje, com realidades sociais diferentes. É uma oportunidade de entrar em contato com a parte técnica do cinema e da cultura brasileira dessa época", diz João.


Na terça-feira (19), será exibido o filme "Assalto ao trem pagador" (1962) com direção de Nelson Pereira dos Santos. A trama conta a história de seis homens que assaltam o trem pagador na estrada de ferro Central do Brasil.


Na quarta-feira (20), a transmissão vai ser do "Desmundo" (2002) de Alain Fresnot. O filme se passa por volta de 1570, quando algumas órfãs chegam ao país enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores.


Já na quinta-feira (21), o público assistirá "A história da eternidade" (2004) de Camilo Cavalcante. Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão, compartilham sobrenome e muitos sentimentos, amam e desejam ardentemente. (Com assessoria)


Serviço: As sessões da "Semana do Cinema Brasileiro" ocorrem sempre às 19h no MIS, localizado no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

Nenhum comentário: