segunda-feira, 28 de maio de 2018

Mais de 2,3 mil produtos estão disponíveis para download gratuito


IBGE

Entre mapas, livros, pesquisas e até mesmo inscrições para cursos e seminários, a  loja virtual do IBGE oferece 2.312 produtos para download gratuito. Além das versões digitais, qualquer pessoa pode comprar publicações físicas, como a obra As Expedições Geográficas do IBGE - Um retrato do Brasil 1941-1968, lançada este mês (10). A loja conta também com o Programa de Parceria, que dá descontos entre 30% e 40% para empresas e instituições de ensino.

No ano passado, a loja recebeu pouco mais de um milhão de acessos. De acordo com o técnico da gerência de Comercialização Alcides Alves, o principal objetivo não é vender, mas disponibilizar o que o IBGE produz, já que a maioria dos produtos têm download gratuito disponível. “A venda dos produtos físicos é muito pequena, se comparada com nosso número de acessos. De janeiro [de 2018] até agora tivemos 426 pedidos de compra”, disse Alcides.

A escola Aldeia Curumim, em Niterói (RJ), é uma das instituições de ensino clientes da loja virtual. Em 2016, um professor de geografia apresentou o Atlas Escolar à direção da escola, como contou a vice-diretora, Ana Nemer: “esse professor gostava muito do Atlas do IBGE. Na época, foram adquiridos 25 exemplares para os alunos do sexto ano. Desde então, passamos a contemplá-lo na lista de material didático da escola”.

Nenhum comentário: