segunda-feira, 28 de maio de 2018

Agenda: da semana na ALMS





                                           
                                         Foto;Divulgação ALMS


Na terça-feira (29), com o objetivo de debater sobre a Cadeia Produtiva do Leite, acontece às 8h, na sala de reuniões da Presidência da Assembleia Legislativa, o Milk Break, alusivo ao Dia Mundial do Leite. O deputado proponente é o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), autor da Lei 4409/2013, que insere no Calendário Estadual de Mato Grosso do Sul a Semana do Leite.

Também na terça-feira (29), no período vespertino, o deputado estadual João Grandão (PT), líder da bancada do partido na Casa de Leis, convocou uma Audiência Pública para debater a necessidade de notificação compulsória do câncer e a definição de prazo para conclusão diagnóstica da doença. O evento começa a partir das 14h no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

A parceria da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e a Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados enriquecerá a discussão que leva em conta que o tempo é um fator determinante para que o tratamento oncológico seja efetivo, já que o câncer é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil, responsável por cerca de 15% dos óbitos anuais, por isso há a necessidade de estabelecer medidas e políticas públicas voltadas ao assunto.

Na quarta-feira (30) está prevista a reunião da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 14h. O grupo de trabalho, criado em 2015, é coordenado pelo deputado estadual Renato Câmara (PMDB). O objetivo da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa é discutir o cotidiano e propor ações efetivas para melhorar a vida da pessoa idosa.

Integram a Frente Parlamentar os deputados Herculano Borges (SD), Antonieta Amorim (PMDB), Beto Pereira (PSDB), João Grandão (PT) e Marcio Fernandes (PMDB). Na reunião haverá a deliberação de encaminhamentos, entre eles a Formação do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração da Cartilha da Frente, e o Passe Livre Intermunicipal, que está previsto no artigo 39 do Estatuto do Idoso.

Também por proposição do deputado Renato Câmara, na noite de quarta-feira (30), haverá a realização da Sessão Solene para a entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo aos pioneiros e participantes dos Clubes de Desbravadores do Mato Grosso do Sul. O evento será às 19h no Plenário Deputado Júlio Maia. O deputado Renato Câmara também é autor da Lei 5109, de 20 de dezembro de 2017, que institui o Dia dos Desbravadores no Estado.


CCJR – Todas as quartas-feiras a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reúne a partir das 8h no Plenarinho Deputado Nelito Câmara para avaliar a constitucionalidade, legalidade, e juridicidade dos projetos que são enviados para a Casa de Leis por outros Poderes ou elaborados pelos parlamentares. Se aprovadas, as propostas são votadas em Plenário e nas Comissões de Mérito que analisam os diferentes assuntos contidos nos projetos.

Sessões – Na terça e na quarta-feira também haverá as sessões plenárias a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Entre as ações dos parlamentares, durante as sessões plenárias, estão a votação de matérias diversas na Ordem do Dia, tais como os projetos de lei. Todos os eventos das Casa de Leis são abertos ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9.

*Com informações das Assessorias Parlamentares

Nenhum comentário: