sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Estreia: Três Anúncios Para Um Crime



Originalidade, ritmo e humor negro são ingredientes certos no trabalho do diretor inglês Martin McDonagh, que em “Três Anúncios para um Crime” mais uma vez trabalha com um roteiro original, em seu primeiro filme norte-americano (em coprodução com a Inglaterra). A obra recebeu sete indicações ao Oscar: melhor filme, roteiro original, montagem, trilha original, atriz (Frances McDormand) e duas para atores coadjuvantes (Sam Rockwell e Woody Harrelson).

A começar pela presença luminosa da atriz Frances McDormand à frente do elenco, a história tem um tempero à la irmãos Coen. O drama é forte: Mildred Hayes (Frances) é uma mãe inconformada com o estupro e assassinato da filha que, quase um ano depois, ainda não foram esclarecidos. Assim, ela decide pressionar a polícia local de Ebbing, pequena cidade do Missouri, onde vive. Na mesma estrada onde a moça foi morta – o caminho que leva à casa da família -, Mildred manda colocar três imensos outdoors vermelhos, cobrando o xerife Bill Willoughby (Woody Harrelson).

McDonagh oferece um tremendo palco para Frances brilhar como esta mãe revoltada, capaz de tudo para lutar pelo esclarecimento do crime. O filme é um primor na composição do ambiente da cidadezinha, temperada pelo racismo, a violência policial, a ignorância e o preconceito. Ainda assim, o lugar é habitado por personagens impagáveis, interpretados por Sam Rockwell, Caleb Landry Jones, Peter Dinklage e Lucas Hedges.

(Por Neusa Barbosa e Alysson Oliveira, do Cineweb)

Nenhum comentário: