quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PP forma novo 'blocão' na Câmara e fortalece Rodrigo Maia


G1                                    (Foto: Agência Câmara)


Uma semana depois de o PR formar um "blocão" para garantir a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, o PP se articulou para formar um bloco ainda maior na Câmara e, assim, voltar a ter o direito de comandar a CMO, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

A presidência das comissões segue o princípio da proporcionalidade, pelo qual as maiores bancadas têm direito a escolher primeiro quais comissões presidir.

O novo bloco será formado por 232 deputados, de 10 partidos: PP, MDB, DEM, PSB, PCdoB, PDT, PEN, PODEMOS, PHS e PSC.

A articulação foi liderada pelo líder do PP na Câmara, Artur Lira (AL), e contou com o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Maia, que saiu fortalecido com a formação do novo bloco.

Rodrigo Maia ficou irritado por não ter sido avisado sobre a formação do "blocão" do PR e, também, por ver o partido se aproximar do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) – os dois são pré-candidados à Presidência da República.

"Apesar de Maia não ter participado diretamente da articulação, ele ganhou força, porque conseguiu reverter este jogo e fortalecer a aliança com o PP, que deve apoiar a candidatura dele ao Palácio do Planalto", resume um integrante do bloco.

O PP prometeu, nos bastidores, apoiar uma eventual candidatura de Maia caso ele se viabilize. O Solidariedade, o PRB e o PSC também sinalizaram apoio.

Com a formação do novo "blocão", PP e PMDB também saem vitoriosos. O partido do presidente Michel Temer ficará com a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e o PP, com o comando da CMO.

Nenhum comentário: