sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Operário não segura vantagem, toma 3 a 0 em Cuiabá

                                         Lance da partida na Arena Pantanal: Galo está eliminado - Foto: Futebolpress
Por RAFAEL RIBEIRO


Acabou a trajetória do Operário em competições nacionais nesta temporada. A equipe foi até Mato Grosso com a vantagem do 1 a 0 obtida no jogo de ida, no Morenão. Mas foi insuficiente. Atuando de forma cautelosa, o Galo foi presa fácil para o Cuiabá e saiu da Arena Pantanal com uma derrota por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (15), sendo eliminado ainda nas oitavas-de-final da Copa Verde.

Foi a primeira derrota do Operário na temporada. E justamente a mais dolorosa, com o time criando apenas uma chance em toda a etapa inicial.

O Cuiabá, melhor em todo o jogo, precisou apenas de cinco minutos da etapa final para garantir sua classificação e enterrar de vez o sonho alvinegro.

Para voltar aos gramados em torneios nacionais, o tradicional Operário, clube mais popular de Mato Grosso do Sul, precisa ir bem no Estadual, quebrando um tabu de mais de uma década sem aparecer na final.

Somente assim a equipe aparecerá na Copa do Brasil e Série D do Brasileirão, mas só em 2019. Por enquanto, lidera o Grupo A da disputa, com sete pontos em três partidas.

O técnico Celso Rodrigues cumpriu o que se esperava e escalou o meia Wanderley na vaga do ídolo contundido Rodrigo Gral, que sequer viajou para Cuiabá após marcar três vezes no clássico contra o Comercial, no último sábado (10).

Se o objetivo era fortalecer o meio campo e impedir os ataques do Cuiabá, a tática deu errado. E o primeiro tempo foi de domínio dos mandantes.

Aos 12 minutos de jogo, Bruno Alves subiu livre na área para cabecear, mas o goleiro Pereira defendeu. Aos 22, Hiltinho apareceu livre para finalizar e novamente o arqueiro do Galo se destacou e evitou o gol dos mato-grossenses.

Dominando as ações, o gol era questão de tempo. E saiu aos 34. O meia Doda, uma das principais figuras do Cuiabá, chutou e abriu o placar. Três minutos depois, ele tentou de novo e Pereira salvou outra vez o Operário, que só apareceu com perigo aos 39, com Jefferson Reis finalizando boa troca de passes para fora.

Foi o fim do sonho alvinegro. Logo na volta do intervalo, no primeiro lance de ataque, Werinton cruzou para a área e o atacante Jenilson finalizou.

E a pressão dos mato-grossenses, que têm apenas uma derrota na temporada, definiu as coisas. Logo aos 4, Quaresma cobrou falta e Ednei empurrou para as redes.

Na sequência da etapa final, o Galo até tentou. Rodrigues mexeu em suas peças de ataque e a equipe criou mais, apareceu com maior intensidade na frente. Mas o Cuiabá soube administrar sua vantagem e saiu, de forma justa, com a vaga.

A equipe da capital mato-grossense enfrentará agora nas quarta-de-final da Copa Verde o Atlético-ES, que eliminou o Brasiliense (DF), em datas ainda a serem divulgadas pela CBF.

Mato Grosso do Sul tem ainda uma chance na competição com o Corumbaense. O Carijó vai ao interior do estado vizinho na próxima semana enfrentar o Luverdense, tendo de reverter a derrota por 2 a 0 sofrida no jogo de ida em sua casa. Nesta noite, a equipe foi eliminada da Copa do Brasil após perder para o Vitória, na Bahia, por 3 a 0.

A Copa Verde era a chance dos times locais de abocanhar, em caso de título, uma vaga direta nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, com premiação em quase R$ 3 milhões.


De volta a sua rotina regional, o Operário enfrenta o rival Comercial de novo pela sétima rodada do Estadual, neste domingo (18), às 16h, novamente no Morenão. Depois do sonho, a meta é não deixar escapar a realidade.

Nenhum comentário: