sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Estreia: "LOU"





A vida e obra de Lou Andreas-Salomé (1861-1937) fascinaram a documentarista alemã Cordula Kabliz-Post desde 2010, quando deu início a uma pesquisa sobre a filósofa, psicanalista e feminista pioneira. Entretanto, a inexistência de materiais suficientes para um documentário sobre a personagem, perseguida pelos nazistas, levaram a cineasta a transformar o projeto num filme ficcional, que assume como título simplesmente o apelido que ela adotou em sua vida, “Lou”.

A riqueza de detalhes sobre a trajetória desta mulher fascinante, que manteve uma parceria pessoal e profissional com filósofos como Friedrich Nietzsche (Alexander Scheer) e Paul Rée (Philipp Haub), poetas como Rainer Maria Rilke (Julius Feldmeier) --um de seus grandes amores-- e o psicanalista Sigmund Freud (Harald Schrott), sustenta o filme, que começa em 1933. Lou (interpretada por Nicole Heesters) tem 72 anos e pouco sai de sua casa na Alemanha. Os nazistas proibiram-na de exercer a psicanálise, que consideram uma “ciência judaica”, e ela vive isolada, na companhia apenas de sua governanta, Mariechen (Katharina Schüttler).

Bate à porta um dia Ernst Pfeiffer (Matthias Lier), um escritor em bloqueio criativo, à procura dos serviços da psicanalista. Ela não pode atendê-lo mas ambos iniciam um convívio, que tem por objetivo recolher as memórias dela. O recurso é a oportunidade para revelar capítulos fundamentais da trajetória desta mulher marcante, através de flashbacks. (Neusa Barbosa, do Cineweb)

Nenhum comentário: