quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Estreia: ARTISTA DO DESASTRE



 Há cerca de 15 anos, Tommy Wiseau dirigiu um filme chamado “The Room”, de tão ruim tornou-se um cult nos EUA. Em “Artista do Desastre”, o ator e diretor James Franco recria com resultados questionáveis as origens desse que se tornou, contra toda expectativa, um verdadeiro clássico da cultura popular. “Artista do Desastre” concorre ao Oscar na categoria roteiro adaptado.

Além de dirigir e co-roteirizar, James Franco assume o papel de Wiseau, um doido egocêntrico de nacionalidade e passado misteriosos, com dinheiro aparentemente infinito e sem nenhum talento para atuação ou direção – o que não o impediu de escrever um roteiro, contratar uma equipe (que trocava a todo momento) e fazer um filme. Seu único amigo real é o ator Greg Sestero (Dave Franco) que também atua em “The Room”.

Em seu 18o longa como diretor, Franco faz seu filme mais ambicioso e acessível, encontrando na figura excêntrica de Wiseau o pretexto perfeito para exibir seu próprio ego. Assim sendo, todos os defeitos de seu filme – a começar pela superficialidade – ele pode jogar nas costas do longa tosco que tem como tema.

Nenhum comentário: