quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Estreia: Visages Villages





 Vencedor do prêmio Olho de Ouro como melhor documentário no Festival de Cannes 2017 e concorrente ao Oscar de melhor documentário 2018, o novo filme da veterana Agnès Varda, uma parceria com o jovem fotógrafo JR, chama a atenção por seu frescor e originalidade.

Ela com 89 anos, ele com 33, juntos embarcam numa viagem por pequenas cidades do interior da França em busca de rostos e lugares, como indica o título do filme. Os dois interagem com os moradores dessas localidades interioranas, resgatando personagens únicos, como a senhora que é a última moradora de uma vila de mineiros e se recusa a abandonar um conjunto residencial, hoje vazio; o homem que cultiva sozinho cerca de 800 hectares; dois pastores de cabras com visões muito diferentes sobre o manejo dos animais; e as esposas de portuários do enorme porto de Le Havre.

O filme é feito das conversas com essas pessoas, que vão se tornando objeto das fotos de JR. Depois, o artista as transforma em painéis que são ampliados e colocados nos exteriores de casas, galpões, fábricas, caixas d’água, vagões de trem, alterando a paisagem com uma intervenção artística que reforça a identidade destes inúmeros rostos anônimos que fazem a vida cotidiana acontecer.

Nenhum comentário: