terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Saúde mantém cronograma de vacina contra febre amarela em Campo Grande



A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mantém um cronograma para aplicar vacinas contra a Febre Amarela e BGC, em Campo Grande. A intenção é otimizar o uso dos frascos, mantendo salas para ministrar as doses, principalmente porque as ampolas contém de 5 a 10 doses e com prazo de validade de 6 horas, quando abertas. O cronograma está disponível no site da prefeitura.

Diariamente, ainda conforme a prefeitura, ao menos uma sala nas unidades básicas de saúde está disponível com doses. Em entrevista, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Mariah Barros, ressaltou que o Ministério da Saúde passou a recomendar, desde o ano passado, a aplicação de uma dose única para as áreas com exigência de vacinação em todo país.

Desta forma, se a pessoa já tomou a dose em algum momento da vida, está imunizada e não é necessário reforço. A recomendação anterior era uma primeira dose e, após 10 anos, outra.

Em todo o estado, existem 3 casos em investigação e um descartado, segundo último balanço do Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde contesta o dado e afirma que foram registrados em municípios de São Paulo. Os pacientes afirmaram ter passado por Mato Grosso do Sul e, como o estado é região endêmica da febre amarela silvestre, também estão sendo averiguados. Os casos foram registrados entre julho de 2017 e janeiro de 2018.

Sobre morte de macacos com suspeita da doença, a epizootia, 5 casos foram registrados entre julho de 2017 e janeiro de 2018. A SES diz ainda que tem 80 mil doses da vacina disponíveis nos postos de saúde do estado, além do estoque. A cobertura vacinal, portanto, é considerada satisfatória. A última campanha de vacinação foi no começo de 2017, na época da epidemia em Minas Gerais.

Nenhum comentário: