sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Estreia;: O Pacto de Adriana



Ao confrontar sua tia Adriana Rivas durante entrevistas para um documentário, a diretora chilena Lissette Orozco descobriu que ela fora integrante da temida polícia secreta da ditadura do general Augusto Pinochet, de 1973 a 1990, e acusada por presos políticos de participar de sessões de tortura. E de até gostar do que fazia.

Vencedor do troféu Bandeira Paulista como melhor filme da 41ª Mostra Internacional no ano passado, “O Pacto de Adriana” desvenda uma personagem que era admirada na família e, até onde se sabia, ganhava a vida como modesta funcionária administrativa, sem nenhum envolvimento na guerra suja da ditadura chilena. Vivendo atualmente na Austrália, onde é alvo de um pedido de extradição da justiça chilena, Adriana nega as acusações.

Mais do que uma história de esqueletos ocultos em armários familiares, “O pacto de Adriana” é um paciente trabalho de pesquisa, ainda que com algumas fragilidades de ritmo e direção, mas que em nada prejudicam o resultado final da obra, surpreendente para uma cineasta estreante. (Luiz Vita, do Cineweb)

Nenhum comentário: