quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pantanal Sinfônico com Paulo Simões, João Ormond e Habel dy Anjos



Com um repertório repleto de canções populares, o espetáculo Pantanal Sinfônico reúne no palco do Teatro Universitário, nos dias 9 e 10 de dezembro, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica da UFMT, o Coral Universitário, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, e os convidados violeiros  Paulo Simões, João Ormond e Habel dy Anjos. 

O espetáculo encerra a temporada de concertos 2015 e marca a comemoração de 45 anos da Universidade.  Preparadas pela maestrina Dorit Kolling, 50 vozes trazem densidade para o concerto inédito.

No palco, 120 músicos sintonizados pelo mesmo rigor do concerto erudito, porém sob a poética da música popular para apresentar canções, como um Um Violeiro Toca, de Almir Sater e Renato Teixeira; Reduto de Violeiro, de João Ormond e Teco Seade; Geração, de Guilherme Rondon e Paulo Simões; Cuitelinho do folclore de Mato Grosso; Romaria e Se Você Vier para o Mato Grosso,  de Renato Teixeira; Da janela da Varanda, de Luiz Salgado e João Ormond; O Reino dos Pantanais, de Carlos Silva,  além claro, de Comitiva Esperança, Sonhos Guaranis, de Almir e Simões e Trem do Pantanal. O repertório inclui também 60 Dias Apaixonado, de Constantino Mendes e Darcy Rossi, Mato Grosso sem Fronteiras de Abel Santos, Cuiabá muito prazer de Sá e Guarabyra e Mercedita, de Ramón Sixto e Mário Millán Medina. 

As canções têm arranjos assinados por Leoni Pepe D´adderio(SP). Autor de clássicos, como Comitiva Esperança e Sonhos Guaranis com Almir Sater e a legendária Trem do Pantanal, com Geraldo Roca, Paulo Simões conta que fazer música envolve muitos prazeres: “Você escreve a canção, ela cresce e vai pra vida e você começa a ver as outras leituras dessa música, intérpretes recriando a canção, é maravilhoso”. 

Simões destaca que é a primeira vez que acompanha uma música tão simples, de boiadeiro, transportada para a Orquestra Sinfônica e Coral Universitário. “É uma realização do potencial da música quase no seu grau máximo, pois grau máximo deixamos para a imaginação. Ouvir interpretada por uma Orquestra e um Coro com o entusiasmo que eles possuem, historicamente muito tradicionais, é impressionante”. 
  
As músicas de Simões carregam essa característica de se impregnar na memória. Basta começar “Enquanto esse velho trem atravessa o Pantanal” que a continuidade vem naturalmente.  “A variedade de timbres, as potencialidades musicais me trazem essa experiência inédita”, comenta o artista.  O projeto ganhou contorno impulsionado pela sensibilidade da reitora Maria Lucia Cavalli Neder, que ao entregar um DVD do Paulo Simões para o maestro Fabricio, idealizou um concerto de cultura popular. Afinal, o compositor e cantor Paulo Simões tem o Pantanal incrustado na alma de artista: “Agradeço a sensibilidade da reitora em mencionar o meu trabalho e reafirmar a cultura que une os dois Mato Grosso”.  

João Ormond acrescenta que o projeto foi muito bem elaborado: “Está lindo, fico emocionado, se não tiver cuidado no palco você se transborda de tão emocionante que é. Vai ser inesquecível”.  Para ele, considerado pela crítica como um dos novos expoentes da música regional brasileira, o espetáculo é a materialização de um sonho, a possibilidade de dar mais amplitude para a poética pantaneira, envolvendo músicos e coralistas, numa concepção grandiosa.

“O repertório do show foi elaborado a partir da sugestão de todos nós: minha, Fabricio, Paulo e Habel. A ideia é apresentar canções conhecidas, trazer a plateia para cantar”, pontuou João, que há 16 anos migrou para a cidade paulista para se dedicar a sua carreira artística, divulgando o Pantanal pelo país afora. Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e no quiosque do Shopping 3 Américas.

Nenhum comentário: