domingo, 20 de dezembro de 2015

Aplicativos de rede social influenciam no aumento de roubos e furtos

Correio do Estado

O delegado-geral de Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, disse que desatenção das pessoas e distração com o aplicativo de celular whats app e outros de rede social influenciam diretamente nos casos de furto e roubo que acontecem em Mato Grosso do Sul.

Essa resposta foi concedida quando perguntado como a população pode ajudar a melhorar a segurança pública no Estado.

Rodrigues concedeu entrevista à Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e a matéria foi publicada no site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado.
"São recorrentes os casos em que as pessoas deixam bolsas dentro do carro, em cima do banco. O sujeito passa quebra o vidro do carro e leva a bolsa. Nós precisamos que as pessoas se conscientizem disso", analisou. E completou. "Hoje enfrentamos outro problema que são as redes e whats app. As pessoas ficam focadas no telefone e não observam a movimentação ao redor."
Segundo do comandante da Polícia Civil, antes do aplicativo as pessoas eram mais atentas nos pontos de ônibus e ao caminharem na rua. "Com as redes sociais, a pessoa passou a focar no telefone se tornando vulnerável à ação dos criminosos", avaliou.

LADO DA POLÍCIA

Ele também comentou o que a corporação está fazendo para melhorar a segurança pública. "Outro fator que pode melhor a segurança pública é a integração, aproximação da sociedade com a Polícia e o fortalecimento dos conselhos comunitários."

Um dos locais onde a Polícia Civil está tentando implantar um projeto em parceria com a comunidade é no bairro Noroeste, em Campo Grande.

"Fizemos isso porque muitas crianças desta região são filhos de presos e estão com a família desestabilizada. Para estas crianças disponibilizamos uma sala fantástica de informática, policiais formados em língua portuguesa, em língua inglesa, em matemática, em educação física, em psicologia, enfim, em diversas áreas", disse o delegado-geral.

Um ônibus da corporação, segundo Roberval, regularmente leva as crianças que estão cadastradas no projeto para realizar aulas de judô, karatê, informática e inglês na Academia de Polícia. "Nosso objetivo é resolver problemas", garantiu.

ESTATÍSTICA

Os números da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) indicaram que de janeiro a 19 de dezembro deste ano, 15.668 furtos foram registrados em Campo Grande. No interior, foram 19.887.
O número de roubo foi de 3.465 no interior do Estado e 6.294 na Capital.
No comparativo com o mesmo período do ano passado, os roubos foram 4.976 (Campo Grande) e 3.917 (Interior). Para furtos, 19.251 nas 78 cidades de Mato Grosso do Sul e 15.098 na Capital.

Nenhum comentário: