sábado, 19 de dezembro de 2015

Maus hábitos são responsáveis por 80% dos casos de câncer

De acordo com um novo estudo publicado nesta quinta-feira (17), na revista científica Nature, fumar, beber, expor-se ao sol e à poluição estão entre as principais causas da maioria dos tumores malignos. Estes fatores são responsáveis por até 9 em 10 casos de câncer, segundo o estudo.

A descoberta contraria uma pesquisa anterior, segundo a qual 65% dos tumores seriam causados por erros aleatórios na divisão celular, que está fora de nosso controle. De acordo com o novo trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade Stony Brook, em Nova York, nos Estados Unidos, estas mutações seriam responsáveis por, no máximo, 30% dos tumores. Dessa forma, muitos casos seriam evitáveis se "eliminássemos" todos os fatores externos de risco.

Os pesquisadores utilizaram diversas abordagens, incluindo modelos de computação, dados populacionais e genéticos. "Fatores externos desempenham um papel importante e as pessoas não podem mais utilizar a má sorte como desculpa [para o câncer]", disse Yusuf Hannun, um dos autores,

Outras evidências utilizadas pelos cientistas vieram de estudos anteriores que mostraram que imigrantes provenientes de locais de baixa incidência de câncer, ao se mudarem para países com alta incidência da doença, acabavam desenvolvendo as mesmas taxas de ocorrência de tumores da população local. Isso salienta o fator ambiental, em detrimento do biológico ou genético.

Os pesquisadores ressaltaram que alguns cânceres são de fato desencadeados por mutações genéticas, mas isso é raro. Os mais prevalentes são causadas por fatores ambientais. Por isso, eles ressaltaram a importância de considerá-los na prevenção e diagnóstico.à rede britânica BBC.
(com informações do site Veja)

Nenhum comentário: