sábado, 26 de dezembro de 2015

Dilma sobrevoa neste sábado as áreas alagadas em Uruguaiana


A presidente Dilma Rousseff sobrevoa neste sábado (27) as áreas alagadas em Uruguaiana, na fronteira do Brasil com a Argentina. A cidade concentra o maior número de desabrigados e desalojados, com 337 famílias fora de casa.

Segundo o Palácio do Planalto, a previsão é que a presidente chegue na cidade por volta das 10h30. Antes do sobrevoo, Dilma se reúne com membros do governo federal, autoridades locais e representantes da Defesa Civil, no aeroporto internacional de Uruguaiana.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva acumulada em dezembro foi mais do que o dobro da esperada para o mês no município.

Um boletim da Defesa Civil divulgado nesta sexta (25) informou que 1.545 famílias tiveram que deixar suas casas por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

Um total de 38 municípios foram atingidos pelas chuvas e 12 deles já decretaram situação de emergência. As tempestades atingem o interior do Estado desde a semana passada.
Em Quaraí, a cheia do rio que separa o Brasil e o Uruguai chegou a provocar a interdição da ponte que liga os dois países, que já foi reaberta.

Também há cidades em emergência no noroeste gaúcho e na região central do Estado. As chuvas causaram alagamentos e quedas de barreira em estradas da região. A BR-472, uma das principais da região de Uruguaiana, foi interditada nesta sexta por causa da cheia do rio Ibicuí.
A Defesa Civil afirma que está providenciando cestas básicas e cobertores para os atingidos. Também diz que está vistoriando áreas e auxiliando as prefeituras no levantamento de informações sobre os prejuízos.

O órgão diz ainda que os desalojados já começam a voltar a suas casas porque a chuva deu uma trégua nas regiões atingidas nesta sexta, mas a previsão aponta possibilidade de mais chuva no fim de semana.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 150 pessoas que haviam sido desalojadas em Santana do Livramento voltaram às suas casas.

De acordo com a gestão José Ivo Sartori (PMDB), as previsões para os próximos dias indicam tempo bom e, assim, as famílias poderão retornar às suas residências em outras cidades do Estado atingidas pelas chuvas.

Nenhum comentário: