domingo, 27 de setembro de 2015

Galeria do século XIX é descoberta durante obras de sanemeanto

G1

Durante escavações para obras de saneamento, operários descobriram uma antiga galeria que especialistas acreditam ter sido construída no século XIX em Laguna, no Litoral Sul catarinense. A cidade é uma das mais antigas do estado, com 339 anos.

Agora, o trabalho vem sendo acompanhado de perto por arqueólogos. Os pesquisadores ainda não sabem a extensão exata da galeria, mas acreditam que ela pode ter entre 500 e 800 metros. Eles descobriram que a estrutura servia para canalizar a água excedente da Fonte da Carioca até o antigo porto da cidade.

Durante muitos anos, a água da fonte foi canalizada para prédios públicos e para um chafariz que ficava ao lado do Mercado Público da cidade.

“A gente paralisou a obra e no momento seguinte fizemos a evidenciação do material, abrimos mais umas três estruturas e conseguimos identificar que se tratava realmente de uma galeria que durante muito tempo recebia a água excedente da Carioca”, diz Luana Alves, técnica em arqueologia.

Paredes conservadas

A conservação das paredes de pedras surpreendeu os especialistas. A água que vem da fonte ainda corre pela galeria, mas não é tão cristalina como antigamente.

“Tem que ter todo um cuidado na hora de se fazer um projeto, uma obra de restauração ou de requalificação urbana, porque é uma cidade com mais de 300 anos”, diz Ana Paula Cittadin, chefe do escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Só no Centro de Laguna há mais de 600 prédios tombados como patrimônio histórico. “Sempre que se faz algum tipo de intervenção aparecem novos fatos históricos”, diz Ana Paula.

Após a descoberta, o projeto de saneamento será alterado naquele trecho. “Não vamos parar a obra, vamos adequar o projeto. Vamos tentar, com o menor impacto possível, conciliar a estrutura de galeria em pedra com a obra de saneamento e cabeamento subterrâneo e, posteriormente, com a revitalização da rua”, diz a secretária de Planejamento de Laguna, Graziella Sitônio.

Nenhum comentário: