quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Campanha quer atingir meta de 100 doações de orgãos por ano


Com o objetivo de sensibilizar a população, a campanha Sou Doador de Órgãos, Minha Família Já Sabe pretende também alcançar a meta de 100 doações de órgãos por ano em Mato Grosso do Sul. A campanha foi lançada pelo Governo do Estado na manhã desta quarta-feira (30).

Neste ano, 63 pessoas foram diagnosticadas com morte cerebral, sendo que 29 dessas famílias foram contatadas, mas apenas oito permitiram a doação de órgãos.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, a meta é conseguir realizar 100 transplantes por ano em Mato Grosso do Sul, mesmo diante de dificuldades, como a continuidade na realização do procedimento de transplantes por parte de equipes multidisciplinares.

“A grande dificuldade é a crise porque não temos leito de UTI e a necessidade de se ter equipe completa para a realização dos transplantes. Isso depende da prefeitura, do Estado e também da Santa Casa, hospital que ainda enfrenta problema na assinatura de convênio com a Capital e isso impacta nas cirurgias eletivas”, explicou Nelson Tavares.

Dados da secretaria apontam que desde 1999 até agora foram realizados no Estado 104 transplantes de coração, 2.163 de córnea, 603 de rim e 33 musculoesquelético.

No Brasil não existem documentos para que a pessoa autorize, em vida, a doação de órgãos depois de sua morte, por isso, superintendente de Atenção em Saúde da secretaria, Salim Theade esclareceu que é importante esse diálogo com a família porque é ela quem autoriza o procedimento.

Como o sistema é integrado, Salim explicou que muitas vezes um órgão captado aqui em Mato Grosso do Sul acaba salvando vida de pessoa em outro Estado. Foi o que aconteceu há 15 dias, quando o rim de uma pessoa falecida em Dourados foi transferido para um receptor em Pernambuco.

Um único doador pode salvar até 10 vidas e os órgãos são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis, que constam em lista na Central de Transplantes, que é controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes e supervisionada pelo Ministério da Saúde.

Mais informações sobre doações de órgãos podem ser obtidas por meio do Dique Saúde pelos telefones 0800 647 16 33 ou 136.

Nenhum comentário: