terça-feira, 21 de julho de 2015

Receita lança aplicativo de rascunho para o imposto de renda 2016

G1

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento do aplicativo de “Rascunho” da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2016. A partir de hoje, o recurso já poderá ser acessado a partir de desktops e dispositivos móveis, como tablets e smartphones.


O aplicativo online, lançado em novembro de 2014, permite lançar operações ao longo do ano, assim que elas acontecem. Quando começa a temporada de declaração do Imposto de Renda, em março, é preciso apenas importar o arquivo. De acordo com o Fisco, trata-se de uma facilidade para o contribuinte.

O Rascunho ficará disponível para os contribuintes até o dia 28 de fevereiro de 2016. No sistema operacional Android, o recurso já pode ser baixado. A Receita estima que em um prazo de 10 dias o aplicativo também esteja disponível para IOS.

Contribuinte poderá importar arquivo de 2015

Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento do Fisco, Carlos Roberto Occaso, entre as novidades desta edição está a opção de o contribuinte poder importar o arquivo com a declaração do ano anterior, o que não era disponibilizado na versão anterior do aplicativo.

De acordo com a Receita, o Rascunho da declaração de 2015 ficou disponível de 3 de novembro de 2014 a 28 de fevereiro deste ano e foi utilizado por 69 mil pessoas, sendo 12,5 mil por meio de dispositivos móveis.

Ainda segundo o Fisco, o perfil de quem recorre ao aplicativo é de pessoas que fazem a declaração por conta própria, sem recorrer a contadores. Carlos Roberto Occaso também ressaltou que a Receita não tem acesso aos dados dos contribuintes incluídos no Rascunho.

Nenhum comentário: