domingo, 19 de julho de 2015

Concentração de gases de efeito estufa bate recorde em 2014

Terra

Em 2014 os oceanos do mundo incharam, os principais gases de efeito estufa que alimentam o aquecimento global bateram recordes e a temperatura da superfície do planeta atingiu seu ponto mais quente em 135 anos - informaram pesquisadores internacionais na quinta-feira (16).

Os resultados estão contidos no Relatório sobre o Estado da Temperatura de 2014, um estudo que examina temperatura, precipitação e eventos climáticos ao redor do mundo.

Um total de 413 cientistas de 58 países de todo o mundo contribuíram para o relatório, o 25º de uma série que se baseia em dados coletados pelas estações de monitoramento ambiental e instrumentos em terra, água, gelo e no espaço.

O calor atingiu profundamente os oceanos e a atmosfera, e os cientistas alertam que o clima continua a mudar rapidamente em comparação à era pré-industrial - mudança que ainda não tem um fim à vista.

O leste da América do Norte foi a única região principal do mundo que experimentou temperaturas abaixo da média anual

"Se fôssemos congelar os gases de efeito estufa em seus níveis atuais, os mares continuariam esquentando durante séculos, até milênios", explicou à AFP o oceanógrafo Greg Johnson, do Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico, ligado à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

"E isso significa que quando eles aquecem, também se expandem e o nível do mar continuaria a subir", afirmou Johnson em uma teleconferência para discutir o relatório

Nenhum comentário: