quinta-feira, 16 de julho de 2015

Destaque nos EUA grupo de MS pede ajuda para ir á Inglaterra

Correio do Estado

Três alunos que tiveram projeto selecionado como o terceiro melhor do mundo na categoria de meteorologia, numa feira de ciências realizada no estado da Pensilvânia (EUA), agora lutam para representar o Estado na London International Youth Science Forum, que ocorre neste mês, na Inglaterra.

Os alunos e o professor orientador correm contra o tempo para conseguir os valores de inscrição e passagem, pois o embarque para a Inglaterra será na próxima segunda-feira (20). Para isto já fizeram rifa e arroz carreteiro, mas a renda levantada não chegou nem perto do que precisam.
O orientador Jyian Yari explica que na feira dos Estados Unidos os projetos são inscritos livremente. Já na feira de Londres, os organizadores convidam os participantes. “É uma feira muito importante que seleciona os melhores do mundo já sagrados em outras feiras. É uma grande oportunidade para nós”.

PROJETO

Os alunos desenvolveram um projeto de mini estação meteorológicos que concorreu com outros 200 trabalhos do mundo inteiro. O objetivo do projeto deles, que em escala industrial custa R$ 20 mil (o deles foi feito com 247 dólares) é oportunizar para pequenos produtores uma base meteorológica e assim ter um melhor produto com redução de perdas.

O projeto é dividido em duas partes: a primeira é à base de captação de nove dados meteorológicos, como umidade do ar, do solo, luminosidade, velocidade do vento e pressão atmosférica. A segunda parte é o aplicativo de celular para receber estes dados e chegar ao estudo final para ser usado pelo pequeno produtor.

ALUNO DESTAQUE

Um dos alunos que desenvolveu o projeto meteorológico e busca meios para viajar para a feira na Inglaterra é Pedro Otávio Liberato Rocha, de 17 anos. Ele foi apontado como um dos melhores 50 alunos secundaristas do País, conforme a Fundação Estudar.

Pedro Otávio encerrou agora o ensino médio no Instituto Federal de Campo Grande e já foi selecionado para cursar Engenharia da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas ainda está avaliando se vai estudar no Rio. ‘Meu sonho é estudar nos Estados Unidos’, revela.

Nenhum comentário: