segunda-feira, 27 de julho de 2015

Editor do Charlie Hebdo diz que jornal não fará caracaturas de Maomé


Folhapress

O editor do semanal francês "Charlie Hebdo", Laurent Sourisseau, afirmou que a publicação não fará mais as polêmicas caricaturas do profeta Maomé.

A declaração, feita em entrevista à revista alemã "Stern" há duas semanas, acontece cerca de seis meses depois que militantes islâmicos armados entraram atirando na redação do jornal em Paris e mataram 16 pessoas.

"Desenhávamos Maomé para defender o princípio de que as pessoas são livres para desenhar o que quiserem. Mas é estranho que esperam que nós exercitemos uma liberdade de expressão que ninguém mais em coragem de exercitar", declarou.

"Nosso trabalho está feito, defendemos o direto à caricatura. Mas ainda acreditamos que temos o direito de criticar todas as religiões", completou o editor, que ainda disse que "os problemas do Islã também podem ser encontrados em outras religiões."

O cartunista, dono de 40% das ações do "Charlie Hebdo", estava na redação no momento do atentado e foi atingido com um tiro no ombro, mas escapou da chacina ao se fingir de morto.

Lembrando da tragédia, ele disse à "Stern" que "quando terminou, não havia som. Nenhuma reclamação, ninguém choramingando. Foi quando eu entendi que a maioria das pessoas havia morrido", afirmou.

Nenhum comentário: