terça-feira, 13 de maio de 2014

Google Now agora fala português


MEIOBIT.COM 

Desde 2011, quando a Siri foi anunciada pela Apple como integrante do iOS 5, os brasileiros aguardam ansiosamente que a assistente virtual da Maçã entenda comandos em português e, claro, fale o nosso querido (e maltratado por muitos) idioma. Ao longo de três anos, muitos idiomas passaram a ser suportados pela mocinha virtual, mas nada do nosso aparecer por lá.

Enquanto isso, a concorrência foi se aprimorando e, nesta segunda-feira, o Google anunciou oficialmente que o Now passou a falar português.

Até semana passada, o assistente virtual do Google era capaz de compreender, com muita precisão, as perguntas feitas pelos usuários, mas só era capaz de exibir os resultados em textos na tela. A partir de agora, além de mostrar o resultado em um dos cards do Now, o aparelho responde, com uma boa desenvoltura, a pergunta feita pelo usuário. A pronúcia pode melhorar um pouquinho, mas já está de bom tamanho.

Em uma postagem feita no blog oficial da empresa no Brasil, o Google lista exemplos de perguntas que podem ser feitos ao assistente virtual, seja via Android, iOS ou desktop (via Chrome). Além disso, uma das novidades do Now é a possibilidade de se fazer perguntas “encadeadas” (já presente na Siri) e deu o seguinte exemplo:

“Pergunte ‘Quem é Cléo Pires?’ e em seguida ‘Quem são os pais dela?’ e ‘Ela tem irmãos?’. Você ouvirá todas as respostas sobre a atriz, no formato de uma conversa, assim como você faz na vida real.”

Recomendo, com veemência, que você dê uma olhada nas imagens após pesquisar pelo nome da filha do Fábio Jr., única coisa boa que ele fez na vida, vale ressaltar.

Abaixo, uma listagem de exemplos, divulgada pelo Google, de perguntas que podem ser feitas ao assistente:

Quantas calorias tem uma maçã?
Como está o trânsito até o Pacaembu?
O Palmeiras ganhou o último jogo?
Quem inventou o telefone?
Vai chover amanhã?
Qual é o elenco de Faroeste Caboclo?
Qual é a duração do filme Era Do Gelo 4?
Getúlio Vargas morreu de quê?
Nos testes que fiz do Now, confesso ter ficado impressionado com a precisão do reconhecimento de voz em português e da qualidade dos resultados exibidos, apesar de, como dito anteriormente, a “dicção” do Now não é das melhores e as frases, muitas vezes, ficam meio robóticas. Contudo, a integração com o OS e, principalmente, com o GPS, deixa a coisa muito mais interessante.

Perguntei, por exemplo, a distância até a cidade dos meus pais e, além de exibir o resultado e me responder via voz, ainda me deu a opção de clicar na tela e abrir o Maps para ver a trajetória da viagem. Outra pergunta que fiz foi sobre o resultado do jogo entre Flamengo e Fluminense no último domingo. Além de ter me informado que o Flamengo tomou ferro, o Now já me informou a data e hora do próximo jogo entre as duas equipes

Nenhum comentário: