quarta-feira, 21 de maio de 2014

Agente da PF lança livro sobre segurança pública

Correio do Estado

A insegurança da população, um dos assuntos mais discutidos no momento é o tema do livro de estreia de André Salineiro, que será lançado dia 26 de maio, às 19h, na Central de Decorados Plaenge, intitulado “Gestão Estratégica em Segurança Pública”.

Logo na primeira página o autor, agente da Polícia Federal, deixa claro que não se trata de um livro técnico ou um manual burocrático.

A obra é antes de tudo, um estudo de propostas feitas por quem tem experiência e convive rotineiramente com a incerteza da população. “É bom lembrar que vítima é quem sofre males causados por bandidos; estes sim devem ser combatidos”, explicou o escritor.

Para o autor, a população não deve implorar por paz e sim exigir leis. Há oito anos nos quadros da PF em Campo Grande, Salineiro afirma que não existe uma política de segurança pública eficaz e estratégica no Brasil e que o objetivo do livro é analisar e discutir esta questão.

Um dos problemas apontados, segundo ele, seria a falta de pessoas especializadas nos cargos de gerenciamento público. Citando o exemplo dos Estados Unidos, diz que é preciso proteger o cidadão e a polícia. “Temos que valorizar a carreira do policial civil e militar e mudar o sistema de seleção e contratação”.

No livro, Salineiro descreve o bom policial na sigla: VAP – vocação, aptidão e personalidade, que são os três requisitos essenciais na carreira. Apaixonado pela profissão, o agente conta que desde cedo queria entrar para a polícia.

Perfil do autor
Fez duas faculdades antes de prestar o concurso para a PF (Fisioterapia e Direito); e duas pós graduações. Trabalhou em São Paulo no núcleo operacional e em Campo Grande, passou pela área de inteligência de Entorpecentes e pela Delegacia de combate a assaltos a bancos, roubo de cargas e tráfico de armas.

Há um ano está lotado no Aeroporto Internacional de Campo Grande e dedica parte de seu tempo a um projeto voluntário de conscientização aos perigos do uso de droga e prevenção a crimes. São palestras para jovens e familiares que acontecem nas escolas da cidade ou em centros comunitários.

A iniciativa de Salineiro tem rendido ótimos resultados e muitas histórias. “Às vezes tudo o que o jovem precisa é de uma palavra, de uma orientação”, afirma o autor, reiterando que a prevenção é a melhor forma de combater a violência.

Nenhum comentário: