segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pedidos caem 27% em novembro


Folhapress
Os pedidos de falência no país caíram 27% em novembro, após terem atingido, em outubro, o maior número de requerimentos do ano. Os dados foram divulgados hoje pelo Serasa Experian.

No mês passado, foram registrados 131 pedidos de falência, 50 a menos que em outubro, e cinco a menos do que em novembro de 2012.

No acumulado do ano, o número também diminuiu: de janeiro a novembro deste ano foram realizados 1638 requerimentos, contra 1790 em igual intervalo do ano passado.

A maioria dos pedidos foram de micro e pequenas empresas (75), seguidas pelas de grande porte (29) e pelas de médio porte (27).

Recuperação

Também houve queda de 51% nos pedidos de recuperação judicial em novembro. No mês passado, foram 51 requerimentos contra 104 em outubro. A recuperação judicial mais conhecida no período foi a da petroleira OGX, do empresário Eike Batista, requerida em 30 de outubro. 

Motivos 

Para economistas do Serasa Experian, os resultados de novembro estão ligados à menor quantidade de dias do mês em relação a outubro (20 contra 23) e ao contínuo recuo dos níveis de inadimplência dos consumidores.

Esses fatores favoreceram a diminuição dos pedidos, apesar das empresas enfrentarem uma situação de aumento de custos financeiros por conta dos sucessivos aumentos das taxas de juros. 

Nenhum comentário: