terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jovem inglesa só come junk food e exames surpreendem médicos


Terra

Faye Campbell, de 21 anos, tem o corpo em forma, parece que segue dieta equilibrada e pratica exercícios, mas a realidade é o oposto. Come apenas junk food, é sedentária e fuma até 20 cigarros por dia. No entanto, ao passar por uma bateria de exames, surpreendeu os médicos com a saúde em dia, mas eles alertam que a situação pode mudar com o tempo. Os dados são do jornal Daily Mail.

Quando criança, Faye tomava apenas leite. “Minha mãe tentava desesperadamente me fazer comer carnes, massas e legumes. Ela transformava as refeições em carinhas divertidas, mas eu me recusava. Finalmente, aos cinco anos, meus pais descobriram que comia batata frita, mas era só. O médico avisou que, se não começasse uma dieta mais equilibrada, poderia estar morta aos 20 anos.”

Depois de muitas consultas, aos 15 anos, descobriram que Faye sofre de refluxo gastroesofágico crônico, em que o músculo da parte inferior não funciona direito e o ácido do estômago passa pelo esôfago e chega à boca, causando azia e sabor desagradável. “Toda vez que eu comia, doía, e a comida não tinha gosto bom. Isso ainda acontece, mas, quando era criança, não entendia. Era por isso que não queria comer nada e só me atraía por leite e batata frita.”

Após o diagnóstico, a condição foi controlada com medicamentos, mas a relação com a comida estava arruinada. Apenas o cheiro da refeição caseira já é o suficiente para fugir do ambiente com repulsa e, por isso, hoje, ela só come pizza, cheeseburger e batata frita.

Faye costumava ser mais magra, mas, depois que deixou de fumar, quando sua avó foi diagnosticada com câncer de pulmão, ganhou 6 quilos. “Recebo um monte de críticas sobre a minha dieta. Sei que minha mãe fica triste porque não pode cozinhar para mim. Ela fica muito feliz quando tento algo novo. Ela sempre volta para casa do supermercado com novas coisas para me oferecer.”

Ao realizar exames de rotina, no entanto, os médicos se surpreenderam com os resultados: está tudo dentro dos padrões saudáveis. “Ela não tem deficiência em nutrientes essenciais, apesar da falta deles na dieta. Então, é como se o corpo dela tivesse achado uma maneira de se acomodar isso. Mas, quanto mais velha, mais chances de ter problemas”, disse o médico John Watson. 

Nenhum comentário: