sábado, 7 de dezembro de 2013

Funeral de Nelson Mandela será no dia 15 de dezembro

O funeral de Estado do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela será realizado no domingo, 15 de dezembro, em Qunu, lugar onde "Madiba" passou sua infância, informou nesta sexta-feira o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Desta forma, o ex-preso político mais famoso do mundo terá realizado seu desejo de descansar em Qunu junto com sua família.
Previamente, em 10 de dezembro, vai acontecer no FNB Stadium (antes conhecido como Soccer City) de Soweto, em Johanesburgo, a missa oficial pelo ex-presidente, cujos restos descansarão entre os dias 11 e 13 de dezembro nos Union Buildings de Pretória, sede do governo sul-africano, afirmou Zuma.
No mesmo FNB Stadium aconteceu, em 11 de julho de 2010, a última aparição pública de Mandela, na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo. Além disso, o presidente Zuma declarou o domingo, 8 de junho, "dia nacional de oração e reflexão", e convocou os sul-africanos de todas as religiões a comparecer a seus templos e rezar e refletir sobre a vida de Mandela.
Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira aos 95 anos em sua casa de Johanesburgo, após receber terapia intensiva nos últimos meses pela recaída de uma infecção pulmonar.
A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença no velório do líder sul-africano. Ela estará na África do Sul no próximo dia 14 de dezembro para render suas últimas homenagens ao ex-presidente africano, segundo confirmou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
O protocolo estabelecido pelo governo sul-africano estabelece que os chefes de Estado deverão participar dos atos em honra ao ex-governante no segundo sábado após sua morte. Após saber da grande perda de Mandela, Dilma enviou um comunicado no qual lamentou o ocorrido e afirmou que o exemplo do líder que lutou contra a segregação racial na África do Sul "guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz.  no mundo"

Nenhum comentário: