domingo, 22 de dezembro de 2013

Morre no Rio Haroldo Marinho,diretor do filme Engraçadinha

Folha.com
Morreu em Petrópolis, região serrana do Rio, o cineasta carioca Haroldo Marinho Barbosa, 68, que dirigiu filmes como "Engraçadinha" (1981), inspirado na obra de mesmo de Nelson Rodrigues e "Baixo Gávea" (1986).
Barbosa atuou como diretor nas décadas de 1970 e 1980 e em meados dos anos 80 passou também a escrever roteiros.
Iniciou sua carreira na direção com os curtas-metragens "Copacabana" (1965), "Eu Sou Vida,Eu Não Sou Morte" (1970) e "Dom Quixote" (1967). 
Segundo o site da Filme B, instituição que reúne informações sobre cinema brasileiro, o longa "Engraçadinha" recebeu prêmios de melhor atriz (Lucélia Santos), roteiro e música do Festival de Brasília, em 1981. 
Já o filme "Baixo Gávea" recebeu o prêmio especial do júri no Fest Rio e os prêmios de melhor ator e atriz do Festival de Brasília, para Carlos Gregório e Luise Cardoso, respectivamente.
Barbosa dirigiu ainda o documentário curta-metragem "À Nelson Rodrigues" (1978), premiado no Festival JB. Foi também roteirista de "Fulaninha" (1985), de David Neves.
O diretor teria morrido na quinta-feira em consequência dos ferimentos decorrentes de uma queda em sua casa, em Petrópolis. A reportagem não encontrou parentes de Barbosa para mais detalhes sobre o ocorrido.

Nenhum comentário: