quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Grupo Teatral do Rio se apresenta quinta no Aracy

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio de sua Fundação de Cultura, realiza nesta quinta-feira (8), às 20 horas, no teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a apresentação do espetáculo “Transgressões” do grupo Grutacha do Rio de Janeiro.

A peça tem classificação de 12 anos, duração aproximada de 50 minutos. A entrada é franca, porém limitada a capacidade do teatro, os ingressos podem ser retirados a partir das 19 horas.

O espetáculo reúne textos em versos ou prosa poética de alguns de nossos mais importantes escritores ou pensadores. Com poemas que envolvem intensa carga lírica e afetiva, mas também a literatura bem-armada, aquela que – sem perder a indispensável qualidade técnica, formal – põe os “pés no chão”, vive a realidade contextual, denuncia e se expõe nos ditos mais do que nos não ditos, em metatextos de extrema relevância em nossa história literária. O espetáculo “trabalha” em duas frentes: a sensibilidade emotiva das paixões e afetividade e o convite à reflexão profunda sobre o nosso estar no mundo e nossa missão diante de tudo e de todos.

Grupo de Teatro das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Grutacha)

Grupo criado em outubro de 1996, por Sady Bianchin, doutor em Teatro e Sociedade pela Universidade de Roma, tem como fonte de pesquisa o teatro do gestus brechteano e a antropologia teatral, como elementos cênicos essenciais para a investigação. Utiliza as tradições populares e a literatura como matéria-prima de suas montagens, onde desenvolve um trabalho de reflexão da sociedade, sua cultura e sua representação.

A sua filosofia de ação é desenvolvida através de uma oficina permanente aberta aos estudantes e ao público em geral, possibilitando aos atores um espaço para se garimpar em diferentes linguagens: circo-teatro, a música, melodrama, mímica e movimento corporal. A saída de atores é uma oportunidade experimental, para o grupo buscar subsídios em torno de nossas vidas e nossa gente. Num processo exigente sobre a dramaturgia e a realidade brasileira, originando experiências individuais e coletivas, provocando o indizível do imaginário que habita o espectador para criar uma consciência crítica.

Durante esses 15 anos de existência, o Grutacha esteve presente em importantes eventos: Festival de Teatro de Curitiba (2005), 10 anos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/1999), Centenário da Editora Vozes (2002), Bienal da UNE - Salvador- Bahia (1998), Riocenacontemporânea (1999) e 400 anos da Biblioteca Nacional (2009).

Mais informações podem ser obtidas na Difusão Cultural da FCMS no 4º andar do Memorial de Cultura e Cidadania que fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 ou pelo telefone 3316-9172. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Nenhum comentário: