segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Feira Cultural Indigena é realzada em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), realiza a Feira Cultural Indígena nos dias 7 e 8 de dezembro, quarta e quinta-feira, das 8h às 17h30. O evento será na Praça Oshiro Takemore, que fica na Rua 7 de Setembro, em frente ao Mercado Municipal.

A feira conta com exposição de artes em cerâmica das etnias terena e kadiweu; colares das etnias terena, guarani e kaiowá; bolsas de folha de buriti, feitas por indígenas da etnia terena e acessórios variados. Além disso, estarão à venda comidas típicas da cultura indígena, como bolo de mandioca, e os produtos vendidos tradicionalmente no local, como guavira, pequi, bocaiúva, farinha e ervas medicinais.

O coordenador da feira, líder indígena da etnia terena, Adierson Venâncio Mota, afirmou que o evento traz benefícios para o índio e para toda a sociedade de Mato Grosso do Sul. “Na feira, o consumidor vai poder adquirir o artesanato ou qualquer produto direto das mãos de quem lidou com a matéria-prima, pagando um preço mais justo. E também há a inclusão dos indígenas, que vão vender o próprio trabalho na feira”, afirma o indígena.

Na ocasião, um grupo de mulheres que começaram a vender produtos indígenas no local antes mesmo de terem erguido ocas, serão homenageadas como feirantes mais antigas. São elas: Elvira Pedro, Iracema Souza Barros, Maria da silva (em memória, será representada por Armelinda Campos Manoel) e Nilda Félix Antonio.

Nenhum comentário: