quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FCMS investe na produção de obras audiovisuas

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), repassou recursos da ordem de R$ 125 mil para os projetos aprovados na seleção do Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas de Curta-metragem. Dos 23 projetos inscritos, cinco receberam o suporte financeiro de R$ 25 mil cada para a produção de seus respectivos curtas-metragens.

“O governo do Estado está ampliando cada vez mais os investimentos visando fortalecer esta área de extrema importância para o registro de nossa cultura, história e memória”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Os projetos selecionados foram “Dia de Visita”, de Augusto Cézar Gomes da Silva; “A Ressaca”, de Giuliano Alves Gondim; “Ana”, de Breno Benetti; “Corixo”, de Marcelo Moreira Santos e “A TV está ligada”, de Essi Rafael Mongenot Leal.

O edital, destinado a produtores audiovisuais independentes, investiu na produção dos cinco projetos de obras audiovisuais de curta metragem aprovados, que deverão ser entregues e lançados até o final do ano que vem. O objetivo do edital é prestigiar a produção independente sul-mato-grossense e desta forma fomentar o desenvolvimento da produção audiovisual local.

As obras contempladas são inéditas e terão duração entre 10 e 15 minutos, com matriz de captação em formatos digitais de alta definição (HD), podendo conter técnicas de animação e a incursão experimental com caráter de inovação de linguagem.

“Iniciativas como esta promovem o fomento e o desenvolvimento à produção audiovisual independente no estado, que ainda precisa do apoio do poder público para crescer devidamente”, afirmou, Essi Rafael, produtor que circulou recentemente pela Europa e Estados Unidos com sua última produção, "Ela Veio Me Ver". Com o apoio do Governo do Estado, Essi pôde levar seu curta-metragem a festivais de cinema importantes, como os Festivais de Cinema Latino de Chicago e de Nova York, além do Festival de Cinema da Juventude de Londres, Festival de Cinema do Rio, Mostra de Cinema de Tiradentes e Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

Serviço:Mais informações sobre o Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais podem ser obtidas pelo e-mail mis.de.ms@gmail.com ou pelo telefone(67) 3316-9179

Nenhum comentário: