quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Artesão expoem e comercializam arte no Shopping da capital

Para quem está em dúvida sobre o que presentear neste Natal, o artesanato pode ser uma boa opção. Além da variedade das peças, o cliente pode contar com a exclusividade dos produtos que vão desde artefatos de decoração até camisetas criativas.

Essa diversidade pode ser encontrada na loja de artesanato itinerante, durante o mês de dezembro, no Pátio Central Shopping. Ao todo, 20 artesãos da Capital expõem seus trabalhos a preços que variam de R$ 2,50 a R$ 1.200 reais, entre peças de fibra, de madeira de demolição, palha de milho, bordado e com motivos indígenas, além de bijuterias.

Segundo a vice-presidente da Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems), Beatriz Soares, a iniciativa faz parte da primeira edição do Projeto Artesanato e Cia, que tem como objetivo a divulgação do trabalho dos profissionais deste setor. “Nesta época de festividades, o artesanato é uma boa opção para presentes e sabemos que, se nos reunirmos a oferta em um só local, é mais fácil para o consumidor encontrar”, resume.

A artesã Sílvia Cheverria viu no projeto uma forma de complementar a renda de final do ano. “Quando recebi o convite, decidi participar mesmo não tendo produtos a pronta entrega. Estou fazendo as peças de madrugada para dar conta das encomendas”, comemora Sílvia que trabalha com camisetas de pet colagem e acessórios femininos, como tic tac e tiaras.

Para a gestora de artesanato do Sebrae, Anna Karolina Guimarães, esta é uma oportunidade para muitos artesãos empreenderem. “Desperta neles a vontade de transformar a atividade em negócio rentável”, diz. Como relata Jonas Francisco dos Santos. Com o exemplo dos outros profissionais que fazem parte do projeto, ele espera sair da informalidade. “Quero começar o ano de forma mais profissional, como empreendedor individual”, planeja.

O Projeto itinerante “Artesanato e Cia” fica até 31 de dezembro em duas lojas no Pátio Central Shopping, situado à Rua Cândido Mariano, 1380

Nenhum comentário: