quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Auto de Natal Pantaneiro será apresentado no sábado

No próximo sábado (17 de dezembro), o grupo Guavira em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta a peça infantil "Auto de Natal Pantaneiro", com sessões às 17h e às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG).

O espetáculo tem duração de 40 minutos. A entrada é 01 brinquedo ou 01 quilo de alimento não perecível que serão doados para o Natal das crianças do municipio de Piraputanga.

“Auto de Natal Pantaneiro” é um espetáculo de teatro de bonecos e tem como temática principal a preocupação da preservação das riquezas naturais, fortalecendo e valorizando a cultura regional de Mato Grosso do Sul.

Neste “causo” o personagem “Vei Dúrriu”, um boneco de mesa com manipulação direta, nascido e criado no pantanal, descendente de bahianos, farinheiros e pescadores da região onde habita, conta a estória vivida por ele e seres do folclore regional, como o pai do mato, a mãe d’água e o saci.

“Auto de Natal Pantaneiro” conta a história e as tradições da cultura pantaneira num dia de natal do personagem “Vei Dúrriu” de ”Estória de Pescador”. O personagem recebe o público em sua casa para a ceia e conta a estória de natal vivida por ele.

“Histórias e lendas do pantanal sul- mato-grossense. A peça reforça a ideia da festa natalina, sua mágica, valor e significado com toda a grandeza da vida, da história e lendas dos pantaneiros ribeirinhos. Uma estória cheia de encantamento e seres do folclore. Espetáculo encanta todas as idades”, conta o autor da peça, Jorge de Barros.

O Grupo Guavira desde 2008 é formado por Jorge de Barros e Flavia Silveira. E já apresentaram a peça Estória de Pescador no Festival Pantanal das Águas em 2008.

“O grupo Guavira realizará apresentações da peça Auto de Natal Pantaneiro e entregará os presentes no dia 24 de dezembro em Piraputanga e contamos com o apoio dos moradores”, explica Jorge.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: